Gestão de Marcas

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01021169
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Para frequentar esta unidade curricular, os estudantes deverão ter sido previamente aprovados à unidade curricular de Marketing.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular terá por base a metodologias de ensino-aprendizagem de tipo expositivo, ativo e colaborativo. Após a transmissão dos conceitos teóricos, a aprendizagem será baseada na análise e discussão de case-studies reais e consolidada através da sua aplicação do conhecimento adquirido a casos práticos. Promover-se-á a interação com o quotidiano concreto da gestão de marcas, e seus profissionais, designadamente através da realização de seminários nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular (u.c.) tem como objetivos dar a conhecer aos estudantes os fundamentos necessários à compreensão do conceito de marca. Pretende-se ainda mostrar a importância dos principais conceitos que giram em torno de uma boa gestão de marca, como seja o conceito de imagem da marca e valor da marca. Para além da componente tradicional dos estudos da marca, esta u.c. pretende ainda abordar os conceitos mais recentes da área do branding, destacando as principais tendências desta área.

A marca é também um monopólio legal que importa conhecer nos seus traços essenciais. Deste modo, esta u.c. visa ainda cruzar a temática da gestão de marcas com a área do direito das marcas. Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer o conceito legal de marca, os tipos de marcas, abrangendo não só as marcas tradicionais como também as marcas não tradicionais ou não convencionais. Serão ainda tratados os requisitos de proteção da marca e os âmbitos de proteção.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução ao conceito de marca

2- A identidade da marca

3- O valor da marca

4- Gestão emocional da marca

5- Como criar marcas poderosas

6- O conceito de marca à luz do direito das marcas

7- Tipos de marcas: das marcas tradicionais às marcas não convencionais

8- Requisitos de proteção

9- Âmbitos de proteção.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Aaker, D.  (2010). Building Strong Brands. London: Simon & Schuster.

Chernatony, L., McDonald, M., Wallace, E. (2011). Creating Powerful Brands (4th ed.). London: Butterworth-Heinemann.

Gonçalves, L. C. (2022). Manual de Direito Industrial. Coimbra: Almedina.

Kapferer, J. (2012). The New Strategic Brand Management (5th ed.). London: Kogan Page

Keller, K. & Swaminathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Global Edition (5th edition). Upper Saddle River, New Jersey: Pearson.

Lalaoumis, S.T (2021). Strategic Brand Management and Development: Creating and Marketing Successful Brands. New York: Routledge.

Oliveira, C. (2019) Brand management na era digital e humana : a gestão para o sucesso. Coimbra : Conjuntura Actual Editora.