Empreendedorismo e Criação de Empresas

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01021142
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter obtido aprovação ou deverá estar a frequentar as disciplinas que correspondem às principais dimensões em análise num plano de negócios, nomeadamente o Marketing, a Estratégia, a Análise Financeira e a Gestão de Operações.

Métodos de Ensino

Dadas as especificidades do modo de funcionamento desta unidade curricular, pretende-se que esta disciplina funcione em regime híbrido. Assim, no decorrer do semestre, irão existir seminários expositivos e momentos de avaliação presenciais, mas também irão existir, sessões tutoriais a decorrer em regime online (no horário das aulas). A opção pelo regime online, unicamente nas sessões de trabalho, está relacionada com o facto de o mesmo permitir aos docentes um acompanhamento mais próximo e focado nas especificidades de cada um dos projetos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo levar os estudantes a compreenderem as características que definem um empreendedor. Pretende ainda dar a conhecer aos estudantes como eles devem descobrir e desenvolver em si as facetas que os poderão levar a fazer coisas, a empreender e a ir mais além. No final deste curso, os estudantes irão conhecer os principais passos necessários a percorrer no momento da criação de uma empresa.

Importa ainda destacar que um dos principais objetivos desta unidade curricular passa por fornecer aos estudantes competências empreendedoras, tais como criatividade, liderança e trabalho em equipa. Através da integração de matérias ensinadas em outras disciplinas e do próprio modo de funcionamento desta unidade curricular, os alunos irão também adquirir outras importantes competências de natureza pessoal e profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos chave

2. Da ideia ao conceito

3. Modelos de criatividade estratégica

4.Modelos de negócio

5. Do conceito ao plano de negócio

6. Criação de empresas, propriedade intelectual, licenciamento

7. Projeções financeiras e avaliação da viabilidade económico-financeira do negócio.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%

Bibliografia

Bamford, C and Bruton G (2022). Entrepeneurship:The Art, Science, and Process for Success, McGraw-Hill 4th Edition.

Kawasaki, G. (2015). The Art of the Start 2.0: The Time-tested, Battle-hardened Guide for Anyone Starting Anything. Penguin UK.

Hisrich, R.; Peters, M. and Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship, McGraw-Hill 11th Edition

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2013). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.