Empreendedorismo e Criação de Empresas
3
2023-2024
01021142
Gestão
Português
B-learning
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter obtido aprovação ou deverá estar a frequentar as disciplinas que correspondem às principais dimensões em análise num plano de negócios, nomeadamente o Marketing, a Estratégia, a Análise Financeira e a Gestão de Operações.
Métodos de Ensino
Dadas as especificidades do modo de funcionamento desta unidade curricular, pretende-se que esta disciplina funcione em regime híbrido. Assim, no decorrer do semestre, irão existir seminários expositivos e momentos de avaliação presenciais, mas também irão existir, sessões tutoriais a decorrer em regime online (no horário das aulas). A opção pelo regime online, unicamente nas sessões de trabalho, está relacionada com o facto de o mesmo permitir aos docentes um acompanhamento mais próximo e focado nas especificidades de cada um dos projetos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo levar os estudantes a compreenderem as características que definem um empreendedor. Pretende ainda dar a conhecer aos estudantes como eles devem descobrir e desenvolver em si as facetas que os poderão levar a fazer coisas, a empreender e a ir mais além. No final deste curso, os estudantes irão conhecer os principais passos necessários a percorrer no momento da criação de uma empresa.
Importa ainda destacar que um dos principais objetivos desta unidade curricular passa por fornecer aos estudantes competências empreendedoras, tais como criatividade, liderança e trabalho em equipa. Através da integração de matérias ensinadas em outras disciplinas e do próprio modo de funcionamento desta unidade curricular, os alunos irão também adquirir outras importantes competências de natureza pessoal e profissional.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos chave
2. Da ideia ao conceito
3. Modelos de criatividade estratégica
4.Modelos de negócio
5. Do conceito ao plano de negócio
6. Criação de empresas, propriedade intelectual, licenciamento
7. Projeções financeiras e avaliação da viabilidade económico-financeira do negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Arnaldo Fernandes Matos Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%
Bibliografia
Bamford, C and Bruton G (2022). Entrepeneurship:The Art, Science, and Process for Success, McGraw-Hill 4th Edition.
Kawasaki, G. (2015). The Art of the Start 2.0: The Time-tested, Battle-hardened Guide for Anyone Starting Anything. Penguin UK.
Hisrich, R.; Peters, M. and Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship, McGraw-Hill 11th Edition
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2013). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.