Negócios Internacionais e Governança Global

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01021120
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas TP pressupõe a existência de tempos de participação ativa e debate com e entre as/os estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva procura-se estimular a discussão da atualidade e a importância do tema em análise. As outras são dedicadas à análise de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à discussão de casos vocacionados para a consolidação dos conteúdos programáticos. Tal é complementado com orientação tutorial, em que a/o estudante pode esclarecer dúvidas, procurar orientação para o trabalho de grupo e/ou debater algum tema.

Resultados de Aprendizagem

No final desta UC, a/o estudante o aluno:

1. Delinear as bases da Ordem Internacional Liberal e dos princípios político-económicos dos princípios de Governação Global, tal como fora proposta no final do século XX;

2. Determinar as origens das práticas e princípios, sobretudo informais, que acabam por moldar as normas que empresas multinacionais, de variados setores, acabam por praticar, assim como os respetivos efeitos na distribuição de autoridade e poder no sistema internacional;

3. Discutir a estratégia de internacionalização, compreender a evolução do Investimento Direto Estrangeiro, a importância das multinacionais e perceber as teorias que a explicam;

4. Conhecer e explicar a importância das cadeias de valor globais, analisar criticamente as explicações para este aumento e discutir as suas implicações na produção global;

5. Analisar criticamente as questões colocadas pela sustentabilidade nos negócios internacionais e perceber o dilema que coloca às multinacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Poder, Autoridade, o Estado e as Multinacionais

2. Governação Global e Globalização

3. Normas e a Normalização dos Negócios Multinacionais

4. Investimento Direto Estrangeiro e Multinacionais

5. Produção Global e Cadeias de Valor Global

6. Casos de Estratégia Empresarial Sustentável: África/América do Sul/China.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Gabriel de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Daniels, J. et al. (2022). International business: environments and operations. 17th ed. New York: Pearson.

Hill, C.W.L. (2021) International business: competing in the global marketplace. 13th ed. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2021.

Mellahi, K. et al. (eds) (2021) The Oxford handbook of international business strategy. Oxford: Oxford University Press.

Strange, S. (1996) The Retreat of the State: Diffusion of Power in the World Economy. Cambridge: Cambridge University Press.

Verbeke, A. et al (eds) (2018) Distance in international business: concept, cost and value. 1st ed. Bingley: Emerald Publishing.

 

A cada edição poderá ser disponibilizada uma lista de artigos científicos e/ou de relatórios de instituições relevantes para complemento dos manuais.

A list of scientific articles and/or reports from relevant institutions may be supplied annualy to complement the manuals.