Economia da Inovação

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01021021
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Microeconomia; Economia Industrial

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas TP pressupõe a existência de tempos de participação ativa e debate com os estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva, onde se expõe os conceitos e modelos teóricos, procura-se estimular a intuição e a discussão. As outras são dedicadas à análise de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à discussão de casos reais vocacionados para a consolidação dos conteúdos programáticos.

É também disponibilizada orientação tutorial, em que o estudante pode esclarecer dúvidas, procurar orientação para o trabalho e/ou debater algum tema mais específico

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa fornecer uma base sólida de conhecimento em economia da inovação, enfatizando a abordagem microeconómica.

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

i) Compreender e explicar conceitos básicos e teorias de inovação.

ii) Conhecer os principais contributos microeconómicos da teoria da inovação.

iii) Desenvolver uma compreensão crítica do funcionamento interno dos sistemas de inovação.

iv) Discutir o papel das patentes.

v) Avaliar e criticar as políticas públicas de inovação.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Fundamentos

1 O que é economia da inovação?

2 Inovação na história do pensamento económico

3 Taxonomias de inovação

4 Propriedade intelectual

5 Medição da Inovação

 

II. Como as empresas alcançam inovações

1 A criação de inovações

2. Empresas inovadoras e características de mercado

3. Clusters e redes de inovação. Divisão de trabalho

4. Sistemas de inovação

 

III. A inovação e o consumidor

1 O consumidor passivo e o consumidor ativo

2 A difusão da inovação

 

IV. Política de inovação

1. Falhas de mercado

2. A problemática das patentes

3. Outros instrumentos de política de inovação

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

GREENHALGH Christine; ROGERS Mark — Innovation, Intellectual Property, and Economic Growth. Princeton University Press, 2010.

SWANN, G. M. P. ‑ The Economics of Innovation: An Introduction. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2009.

OECD/Eurostat — Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition. Paris: OECD Publishing, 2018.