Desenvolvimento Económico e Social
3
2024-2025
01021010
Economia
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Microeconomia; macroeconomia; estatística; inglês.
Métodos de Ensino
Exposição de conteúdos fundamentais e apresentação de exemplos ilustrativos.
Participação ativa dos/as estudantes na aula, com base nos resultados de pesquisa nos meios de comunicação social de notícias, reportagens e debates sobre as temáticas abordadas em cada aula.
Apresentação de trabalhos de síntese e análise crítica por grupos de estudantes
Resultados de Aprendizagem
Este curso é destinado a estudantes interessados/as em abordar questões sobre trajetórias e políticas de desenvolvimento económico. No final do curso os/as estudantes deverão ser capazes de responder e/ou aplicar uma perspectiva analítica crítica a questões como: O que significa desenvolvimento? Por que o poder de compra e o bem-estar são tão intensamente díspares entre os países? Quais são as causas profundas e as causas imediatas do subdesenvolvimento económico? Em que medida a educação e a saúde são decisivas para o desenvolvimento? O alto crescimento populacional bloqueia o desenvolvimento? Por que a desigualdade de género é prejudicial ao desenvolvimento? Qual o papel de diferentes configurações institucionais nas trajetórias de desenvolvimento? O relaxamento das restrições ao crédito e à poupança pode ajudar a aliviar a pobreza? A ajuda externa é eficaz? A corrupção é um obstáculo relevante ao desenvolvimento? A globalização promove o desenvolvimento?
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Significado e mensuração do desenvolvimento económico e social.
2. Pobreza e distribuição de rendimento.
3. Geografia, recursos e instituições.
4. Fertilidade e crescimento populacional.
5. Saúde e nutrição.
6. Educação e capital humano.
7. Igualdade de género e direitos humanos de mulheres e meninas.
8. Mercado de crédito e microfinanças.
9. Corrupção e disfunções nos sistemas globais de finanças e comércio.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
ACEMOGLU, Daron; ROBINSON, James A. Why nations fail: The origins of power, prosperity, and poverty. Currency, 2012.
BANERJEE, Abhijit V.; DUFLO, Esther, Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty. New York: PublicAffairs, 2011.
BOSERUP, Ester; TAN, Su Fei; TOULMIN, Camilla. Woman's role in economic development. Routledge, 2013.
SACHS, Jeffrey D. The age of sustainable development. Columbia University Press, 2015.
TAYLOR, J. Edward; LYBBERT, Travis J. Essentials of development economics. Univ of California Press, 2020.
TODARO, Michael P.; SMITH, Stephen C. Economic development. Pearson Education, 2015.
*Uma lista de artigos científicos, órgãos de comunicação social e fontes de dados para suporte às apresentações e participação dos/as estudantes nas aulas será disponibilizada no início de cada semestre | A list of relevant sources to support students' presentations and participation in classes will be supplied at the beginning of each semester