R para Economia e Gestão
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2024-2025
01020925
Área Científica do Menor
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com uso de computador. Os conceitos e técnicas principais serão apresentados aos estudantes com recurso a exemplos práticos. Os estudantes terão depois oportunidade de aplicar os mesmos a diversos exemplos de aplicação ligados à economia e à gestão.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais: introdução à linguagem de programação R, saber escrever programas elementares e como modelos estatísticos são aplicados
Objetivos específicos: Criação de bases de dados, exportação de dados, elaboração de gráficos, loops e funções. Conhecimentos que permitam o seu uso em estatística mais avançada.
Competências genéricas: Usar informação informação quantitativa e qualitativa e saber organizá-la usando o R
Competências específicas: Importar, usar e estruturar bases de dados elementares e complexas; saber elaborar programas para análise de dados; produzir gráficos apropriados; elaborar testes estatísticos apropriados aos dados; e usar modelos lineares adequados e saber interpretá-los.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Apresentação do programa R
2. Instalação do R (Windows, Linux and MacOS) e preferências do utilizador, interfaces gráficas e atualização do programa
3. Introdução aos comenados do R. Uso de scripts, guardar os resultados. O uso de packages
4. Criar uma base de dados, importar e exportar dados
5. Introdução a gráficos elementares. Criar e guardar gráficos
6. Tratamento e manipulação de dados com operadores lógicos
7. Indicadores estatísticos elementares e teste de hipóteses
8. Regressão linear simples e múltipla
9. Pricípios de programação: instruções condicionais, operadores de looping, operações vetoriais e funções
10. Gráficos intermédios
11. Amostragem, reamostragem e bootstrapping
12. Análise de componentes principais e fatorial
13. Manipulação de big data
14. Investigação Reprodutível
Docente(s) responsável(eis)
Joshua Dias Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
João Sousa Andrade, How to Use R - an introductory text, pdf, FEUC, 2019
Robert I. Kabacoff, R in Action, Data Analysis and Graphics with R, 2nd Ed., Manning Pub Co, 2015
Hadley Wickham & Garret Grolemund, R for Data Science: Import, Tidy, Transform, Visualize, and Model Data, O'Reilly, 2017
Oscar Baruffa, Big Book of R, https://www.bigbookofr.com/