Matemática para Economia e Gestão I

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
01020761
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de cálculo diferencial, geometria analítica e álgebra ao nível de Matemática A (Ensino Secundário).

Métodos de Ensino

Dada a tipologia de horas de contacto, as aulas incluirão uma exposição teórica (recorrendo a: diapositivos, programas com funcionalidades algébricas e gráficas), acompanhada de exemplos, alternada com a realização de listas de exercícios e problemas. A articulação entre teoria e prática será complementada através da realização pontual de questionários conceptuais teóricos. Adicionalmente, será incentivada a capacidade dos estudantes para o desenvolvimento de trabalho autónomo, através de planos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa incrementar e aplicar o raciocínio lógico-dedutivo e o desenvolvimento de competências nas áreas do Cálculo Diferencial e Integral de funções reais de uma variável real (f.r.v.r.). Espera-se que o/a estudante conheça e compreenda os principais conceitos relativos ao estudo de f.r.v.r., ao cálculo integral em R, à resolução de alguns tipos de equações diferenciais e ao estudo de séries numéricas. Espera-se ainda que o estudante demonstre dominar tais conceitos, ao utilizá-los em exercícios e problemas, com ênfase nas aplicações à Economia e à Gestão. Em resumo:

•  Os alunos devem ser capazes de utilizar conceitos matemáticos relacionados com funções de uma variável (peso 70%).

•  Os alunos devem ser capazes de expressar fenómenos empresariais e económicos através de funções de uma variável (peso 20%).

•  Os alunos devem ser capazes de aplicar modelos matemáticos a dados empresariais e económicos (peso 10%).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Cálculo Diferencial em R

1.1. Conceitos básicos sobre funções reais de variável real (f.r.v.r.)

Gráficos e propriedades das funções elementares

1.2. Limite e continuidade

Limite segundo Cauchy. Funções contínuas. Propriedades sobre limites e continuidade

1.3. Derivadas e suas aplicações

Definição e interpretações. Teoremas da diferenciabilidade. Indeterminações. Polinómio de Taylor e Fórmula de Taylor. Estudo de funções.  Otimização

2. Cálculo integral de f.r.v.r.

2.1. Primitivação e integração

Conceito de primitiva. Propriedades. Primitivação imediata, por partes, de funções racionais e por substituição. Integral definido. Teorema fundamental do cálculo integral. Cálculo de áreas.  Integrais impróprios.

2.2. Equações diferenciais (ED) ordinárias

Generalidades. ED de variáveis separáveis; ED lineares de 1.ª ordem

3. Séries

3.1. Definição. Convergência. Séries geométricas

3.2. S. de termos não negativos

3.3. Convergência simples e absoluta

3.4. Séries de potências. Séries de Taylor.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Margarida Machado Monteiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia principal/Main bibliography:

LIMA, Teresa Pedroso de; MARQUES, Jorge: Lições de Matemática II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

SARAIVA, Paulo Texto de Apoio de Matemática para Economia e Gestão I. Coimbra: FEUC, 2024 (*).

SARAIVA, Paulo; MONTEIRO, Ana Margarida – Caderno Prático Tutorial de Matemática para Economia e Gestão I. Coimbra: FEUC, 2024 (*).

 

Outra bibliografia/Other bibliography:

BINMORE, Ken; DAVIES, Joan: Calculus: concepts and methods. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

LARSON, Ron; HOSTETLER, Robert P.: EDWARDS, Bruce H. – Cálculo. Vols. 1 e 2, 8ª ed.. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006.

MARQUES, Jorge. Primitivação. Coimbra: FEUC, 2024 (*).

MURTEIRA, J. M. Ruas; SARAIVA, Paulo: Equações diferenciais ordinárias: introdução teórica exercícios e aplicações. Coimbra: Edições Almedina, 2010.

PIRES, Cesaltina: Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011.

(*) available at UC Student.