BootCamp Saber+@MAREFOZ

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047795
Área Científica
Ciências da Vida
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso decorre em regime presencial, com um total de 30 horas de trabalho distribuído por 5 dias, contemplando: i) sessões teóricas para apresentação dos conceitos teóricos básicos; ii) sessões práticas para realização de trabalhos de campo, procedimentos laboratoriais e análise de dados; iii) sessão de avaliação final com a apresentação de um trabalho desenvolvido no âmbito do curso.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer contacto com trabalho de campo e protocolos experimentais em estudos de avaliação da qualidade ambiental. No final do curso os formandos devem ser capazes de: selecionar e aplicar métodos de investigação científica para avaliar os impactos nos ecossistemas; preparar e realizar campanhas de amostragem de campo; processar as amostras recolhidas utilizando os procedimentos laboratoriais adequados; analisar e interpretar os dados obtidos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos ecossistemas costeiros e marinhos – a) Principais características; b) Importância ecológica e socioeconómica; c) Pressões e Impactos; d) Estratégias de mitigação e adaptação das comunidades biológicas.
2. Metodologias de investigação científica em ecossistemas costeiros e marinhos: a) Planeamento de campanhas de monitorização; b) Preparação e realização de campanhas amostragem – i) Substratos rochosos; ii) Substratos móveis; b) Processamento de amostras (água, sedimentos, material biológico); c) Separação e identificação de amostras biológicas; d) Planeamento e realização de ensaios experimentais.
3. Tratamento e análise de resultados;
4. Estratégias de comunicação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Sessão de avaliação final com a apresentação de um trabalho desenvolvido no âmbito do curso: 100.0%

Bibliografia

APA. 2016. Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.
Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages
Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards;
published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013
Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National
Marine Educators Association Special Report #3.