BootCamp Saber+@MAREFOZ
1
2022-2023
02047795
Ciências da Vida
Português
Inglês
Presencial
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso decorre em regime presencial, com um total de 30 horas de trabalho distribuído por 5 dias, contemplando: i) sessões teóricas para apresentação dos conceitos teóricos básicos; ii) sessões práticas para realização de trabalhos de campo, procedimentos laboratoriais e análise de dados; iii) sessão de avaliação final com a apresentação de um trabalho desenvolvido no âmbito do curso.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer contacto com trabalho de campo e protocolos experimentais em estudos de avaliação da qualidade ambiental. No final do curso os formandos devem ser capazes de: selecionar e aplicar métodos de investigação científica para avaliar os impactos nos ecossistemas; preparar e realizar campanhas de amostragem de campo; processar as amostras recolhidas utilizando os procedimentos laboratoriais adequados; analisar e interpretar os dados obtidos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução aos ecossistemas costeiros e marinhos – a) Principais características; b) Importância ecológica e socioeconómica; c) Pressões e Impactos; d) Estratégias de mitigação e adaptação das comunidades biológicas.
2. Metodologias de investigação científica em ecossistemas costeiros e marinhos: a) Planeamento de campanhas de monitorização; b) Preparação e realização de campanhas amostragem – i) Substratos rochosos; ii) Substratos móveis; b) Processamento de amostras (água, sedimentos, material biológico); c) Separação e identificação de amostras biológicas; d) Planeamento e realização de ensaios experimentais.
3. Tratamento e análise de resultados;
4. Estratégias de comunicação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Sessão de avaliação final com a apresentação de um trabalho desenvolvido no âmbito do curso: 100.0%
Bibliografia
APA. 2016. Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.
Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages
Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards;
published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013
Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National
Marine Educators Association Special Report #3.