Grupo Treino Terapêutico
1
2022-2023
02047372
Psicologia
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Grupo vivencial de auto-e alter- experiência e auto-análise;
Métodos ativos, de ensino-aprendizagem, com ênfase no movimento expressivo e relacional;
Participação no grupo e reflexão individual – diário de bordo.
Resultados de Aprendizagem
Promover a vivência em grupo da Dança Movimento Terapia, para experiência e reflexão pessoal sobre processos internos e modelos relacionais;
Treinar e desenvolver competências comunicacionais, relacionais e empáticas e a integração de processos verbais e não-verbais;
Entender a forma de estruturar e organizar o espaço terapêutico;
Identificar possibilidades de intervenção terapêutica, verbais e não verbais.
Estágio(s)
NãoPrograma
O método Marian Chace. Acolher, conter e integrar em DMT;
A estrutura de uma intervenção e como articular intervenções verbais e não verbais;
Preparar a abertura da sessão, aquecimento e registar processos de grupo numa perspetiva analítica;
Interações em movimento e dinâmicas de grupo. Empatia, espelhamento e ressonância afetiva. Transferência e contratransferência somática;
Registo e reflexão sobre todo o processo do grupo ao longo do tempo, em articulação com a teoria estudada.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação no grupo e reflexão individual – diário de bordo: 100.0%
Bibliografia
Colace, E.(2020) The Art of Movement Improvisation in Psychotherapy. Taking dance- movement improvisation into the intersubjective field, in Body, Movement and Dance in Psychotherapy, 15:1, 38-52
Karampoula, E., Panhofer, H.(2018)."The Circle in Dance Movement Therapy:A literature review".The Arts in Psychotherapy, 58, pp. 27-32
Larry S. Sandberg & Suzi Tortora(2019)Thinking (And Moving) Outside the Box: Psychoanalytic Treatment and Dance/Movement Therapy, The Psychoanalytic Quarterly, 88:4, 839-865. Collede Publishers
Panhofer, H. & Amp; Payne, H.(2011)Languaging the Embodied Experience, Body, Movement and Dance, in Psychotherapy. International Journal for Theory, Research and Practice, 6:3, 215-232
Payne, H. (2010). "Personal development groups in post graduate dance movement psychotherapy training: A study examining their contribution to practice". The Arts in Psychotherapy, 37(3), 202-210
Stern, D. (2017). El Momento Presente en Psicoterapia y la Vida Cotidiana. Santiago do Chile