Grupo Treino Terapêutico

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047372
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Grupo vivencial de auto-e alter- experiência e auto-análise;

Métodos ativos, de ensino-aprendizagem, com ênfase no movimento expressivo e relacional;

Participação no grupo e reflexão individual – diário de bordo. 

Resultados de Aprendizagem

Promover a vivência em grupo da Dança Movimento Terapia, para experiência e reflexão pessoal sobre processos internos e modelos relacionais;

Treinar e desenvolver competências comunicacionais, relacionais e empáticas e a integração de processos verbais e não-verbais;

Entender a forma de estruturar e organizar o espaço terapêutico;

Identificar possibilidades de intervenção terapêutica, verbais e não verbais.

Estágio(s)

Não

Programa

O método Marian Chace. Acolher, conter e integrar em DMT;

A estrutura de uma intervenção e como articular intervenções verbais e não verbais;

Preparar a abertura da sessão, aquecimento e registar processos de grupo numa perspetiva analítica;

Interações em movimento e dinâmicas de grupo. Empatia, espelhamento e ressonância afetiva. Transferência e contratransferência somática;

Registo e reflexão sobre todo o processo do grupo ao longo do tempo, em articulação com a teoria estudada.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação no grupo e reflexão individual – diário de bordo: 100.0%

Bibliografia

Colace, E.(2020) The Art of Movement Improvisation in Psychotherapy. Taking dance- movement improvisation into the intersubjective field, in Body, Movement and Dance in Psychotherapy, 15:1, 38-52

Karampoula, E., Panhofer, H.(2018)."The Circle in Dance Movement Therapy:A literature review".The Arts in Psychotherapy, 58, pp. 27-32

Larry S. Sandberg & Suzi Tortora(2019)Thinking (And Moving) Outside the Box: Psychoanalytic Treatment and Dance/Movement Therapy, The Psychoanalytic Quarterly, 88:4, 839-865. Collede Publishers

Panhofer, H. & Amp; Payne, H.(2011)Languaging the Embodied Experience, Body, Movement and Dance, in Psychotherapy. International Journal for Theory, Research and Practice, 6:3, 215-232

Payne, H. (2010). "Personal development groups in post graduate dance movement psychotherapy training: A study examining their contribution to practice". The Arts in Psychotherapy, 37(3), 202-210

Stern, D. (2017). El Momento Presente en Psicoterapia y la Vida Cotidiana. Santiago do Chile