DMT – história, métodos e aplicações clínicas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047350
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; métodos ativos. 

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de um quadro referencial, histórico e teórico, de modo a compreenderem a constituição e evolução terapia/psicoterapia por dança e movimento, sendo capazes de se posicionar perante várias correntes teóricas e respetivas aplicações clínicas;

. Sensibilizar os formandos para o trabalho clínico com diversas populações (crianças, adultos e idosos), integrando, sempre que possível, o corpo e a palavra, integrando a expressão verbal e não verbal.

Proporcionar o domínio de ferramentas de intervenção adequada, através de um conhecimento recente de psicopatologia, psicologia e psicoterapia e das ciências do movimento.  Treinar, com aulas vivenciais, a conciliação entre teoria e prática, consolidando processos experiências, individuais e de grupo.

Estágio(s)

Não

Programa

DMT, mapeamento de uma disciplina - das primeiras fundadoras às tendências atuais; corpo, emoção, arte e neurociências

Métodos de intervenção em populações com diferentes psicopatologias:

DMT para crianças em risco ou com necessidades especiais

DMT para adolescentes; DMT para adultos, com psicoses ou neuroses, queixas psicossomáticas

DMT e outras questões médicas – ex: cancro

Registar e traduzir observação de movimento em documentação clínica

Partilhar informação dentro das equipas.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; métodos ativos : 100.0%

Bibliografia

Amighi, K. & Loman, S. Loman (2018). The Meaning of Movement. London: Routledge.

Dieterich.hartwell, R. & Mesom, A.M (2022). Dance/Movement Therapy and Trauma Survivors: Theoretical, Clinical and Cultural perspectives. London: Routledge.

Engelhard. E. (2022). Dance Movement Therapy and Sexual Abuse: Assessment and Interventions Based on Body-Mind  Approch. London: Routledge.

Payne, H, (2019). Creative Dance and Movement in Group Work. London: Routledge.

Soth, M, & Heitzler, M. (2018). “Somatic Experience in Psychoanalysis and Psychotherapy: in the Expressive Language of the Living”, in Body, Movement and Dance in Psychotherapy, pp. 132, 135. Consultado

Tortora, S. & Keren, M. (2022). Dance/Movement Therapy for Infants and Young Children with Medical Illness: Treating Somatic and Psychic Distress. London: Routledge.

Wengrover, H & Chaiklin, S. (2022). Dance and Creativity within Dance Movement Therapy: International Perspectives. London: Routledge.