DMT – história, métodos e aplicações clínicas
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2022-2023
02047350
Psicologia
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; métodos ativos.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de um quadro referencial, histórico e teórico, de modo a compreenderem a constituição e evolução terapia/psicoterapia por dança e movimento, sendo capazes de se posicionar perante várias correntes teóricas e respetivas aplicações clínicas;
. Sensibilizar os formandos para o trabalho clínico com diversas populações (crianças, adultos e idosos), integrando, sempre que possível, o corpo e a palavra, integrando a expressão verbal e não verbal.
Proporcionar o domínio de ferramentas de intervenção adequada, através de um conhecimento recente de psicopatologia, psicologia e psicoterapia e das ciências do movimento. Treinar, com aulas vivenciais, a conciliação entre teoria e prática, consolidando processos experiências, individuais e de grupo.
Estágio(s)
NãoPrograma
DMT, mapeamento de uma disciplina - das primeiras fundadoras às tendências atuais; corpo, emoção, arte e neurociências
Métodos de intervenção em populações com diferentes psicopatologias:
DMT para crianças em risco ou com necessidades especiais
DMT para adolescentes; DMT para adultos, com psicoses ou neuroses, queixas psicossomáticas
DMT e outras questões médicas – ex: cancro
Registar e traduzir observação de movimento em documentação clínica
Partilhar informação dentro das equipas.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; métodos ativos : 100.0%
Bibliografia
Amighi, K. & Loman, S. Loman (2018). The Meaning of Movement. London: Routledge.
Dieterich.hartwell, R. & Mesom, A.M (2022). Dance/Movement Therapy and Trauma Survivors: Theoretical, Clinical and Cultural perspectives. London: Routledge.
Engelhard. E. (2022). Dance Movement Therapy and Sexual Abuse: Assessment and Interventions Based on Body-Mind Approch. London: Routledge.
Payne, H, (2019). Creative Dance and Movement in Group Work. London: Routledge.
Soth, M, & Heitzler, M. (2018). “Somatic Experience in Psychoanalysis and Psychotherapy: in the Expressive Language of the Living”, in Body, Movement and Dance in Psychotherapy, pp. 132, 135. Consultado
Tortora, S. & Keren, M. (2022). Dance/Movement Therapy for Infants and Young Children with Medical Illness: Treating Somatic and Psychic Distress. London: Routledge.
Wengrover, H & Chaiklin, S. (2022). Dance and Creativity within Dance Movement Therapy: International Perspectives. London: Routledge.