Fundamentos de Psicologia e Psicoterapia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047339
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos.
Estratégias de role-play e de simulação para desenvolver aptidões de análise e de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos gerais acerca das principais correntes da Psicologia e da Psicoterapia. Incentivar a reflexão dos pontos nodais do processo de cientificação da Psicologia, e conhecimento dos principais autores e escolas de pensamento, assim como refletir sobre a sua aplicação às questões práticas e contemporâneas.

Incentivar os alunos a desenvolverem uma perspetiva do desenvolvimento coextensivo à duração da vida. Compreender as respetivas implicações desta abordagem para a intervenção com distintos públicos e contextos.

Levar os alunos a adquirirem conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos teóricos e dos conceitos subjacentes à psicoterapia dinâmica bem como à evidência científica que os suporta.

Promover nos alunos o interesse e a reflexão sobre as intervenções mediadas pelo corpo e pelo movimento.

Introduzir os alunos nas neurociências.  

Estágio(s)

Não

Programa

As escolas ao longo da história da psicologia. A influência da época histórica e do contexto político-social na promoção de modelos teóricos particulares.

Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento, perspetiva do ciclo de vida, de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos.

Analisar características do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, ao longo da vida. Saber integrar os diferentes domínios de  desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com o seu meio.

Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas. O desenvolvimento na infância, adolescência e na idade adulta.

Reconhecer as diferentes abordagens psicoterapêuticas como expressão de teorias psicológicas e as suas implicações para a prática. Desenvolver conhecimentos sobre o trabalho psicoterapêutico dinâmico, seu enquadramento concetual, diagnósticos dinâmicos e avaliação psicoterapêutica.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos: 100.0%

Bibliografia

Benjamin, L.T. (2014). A brief history of modern psychology. NY. Wiley

Boyd, R., Gasper, P., & Trout, J.D. (Eds.). (1991). The philosophy of science. Cambridge, MA:MIT

Braconnier, A. (1998). Psicologia dinâmica e psicanálise. Lisboa: Climepsi

Cohen, D. (2015). Psychologists on psychology (Classic Ed.). London & New York: Routledge

Dieterich-Hartwell, A. M., Melsom (2022). Dance/Movement Therapy for Trauma Survivors : Theoretical, Clinical, and Cultural Perspectives. UK. Routledge

Grawe, K. (2017). Neuropsychotherapy: How the Neurosciences Inform Effective Psychotherapy. Mahwah, NJ: Erlbaum. ISBN 0-8058-6122-X.

Lovatt, Peter (2018). Dance Psychology. UK. Lulu Ed.

Sapolsky, R. M. (2018). Behave: The biology of humans at our best and worst. Bertrand Ed. Lda.