Fundamentos de Psicologia e Psicoterapia
1
2022-2023
02047339
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos.
Estratégias de role-play e de simulação para desenvolver aptidões de análise e de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos gerais acerca das principais correntes da Psicologia e da Psicoterapia. Incentivar a reflexão dos pontos nodais do processo de cientificação da Psicologia, e conhecimento dos principais autores e escolas de pensamento, assim como refletir sobre a sua aplicação às questões práticas e contemporâneas.
Incentivar os alunos a desenvolverem uma perspetiva do desenvolvimento coextensivo à duração da vida. Compreender as respetivas implicações desta abordagem para a intervenção com distintos públicos e contextos.
Levar os alunos a adquirirem conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos teóricos e dos conceitos subjacentes à psicoterapia dinâmica bem como à evidência científica que os suporta.
Promover nos alunos o interesse e a reflexão sobre as intervenções mediadas pelo corpo e pelo movimento.
Introduzir os alunos nas neurociências.
Estágio(s)
NãoPrograma
As escolas ao longo da história da psicologia. A influência da época histórica e do contexto político-social na promoção de modelos teóricos particulares.
Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento, perspetiva do ciclo de vida, de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos.
Analisar características do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, ao longo da vida. Saber integrar os diferentes domínios de desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com o seu meio.
Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas. O desenvolvimento na infância, adolescência e na idade adulta.
Reconhecer as diferentes abordagens psicoterapêuticas como expressão de teorias psicológicas e as suas implicações para a prática. Desenvolver conhecimentos sobre o trabalho psicoterapêutico dinâmico, seu enquadramento concetual, diagnósticos dinâmicos e avaliação psicoterapêutica.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exposição oral de conteúdos teóricos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos: 100.0%
Bibliografia
Benjamin, L.T. (2014). A brief history of modern psychology. NY. Wiley
Boyd, R., Gasper, P., & Trout, J.D. (Eds.). (1991). The philosophy of science. Cambridge, MA:MIT
Braconnier, A. (1998). Psicologia dinâmica e psicanálise. Lisboa: Climepsi
Cohen, D. (2015). Psychologists on psychology (Classic Ed.). London & New York: Routledge
Dieterich-Hartwell, A. M., Melsom (2022). Dance/Movement Therapy for Trauma Survivors : Theoretical, Clinical, and Cultural Perspectives. UK. Routledge
Grawe, K. (2017). Neuropsychotherapy: How the Neurosciences Inform Effective Psychotherapy. Mahwah, NJ: Erlbaum. ISBN 0-8058-6122-X.
Lovatt, Peter (2018). Dance Psychology. UK. Lulu Ed.
Sapolsky, R. M. (2018). Behave: The biology of humans at our best and worst. Bertrand Ed. Lda.