Dimensionamento de Estruturas de Madeira em Situação de Incêndio

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047293
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

- Materiais de construção

- Mecânica dos materiais

- Análise estrutural

- Dimensionamento estrutural de acordo com os Eurocódigos relevantes à temperatura ambiente.

Métodos de Ensino

Na lecionação da unidade curricular, a apresentação dos conceitos teóricos e dos conhecimentos avançados será feita através da disponibilização de todos os conteúdos programáticos nos habituais formatos de apresentações. Prevê-se a realização de visitas laboratoriais para apresentação de alguns conteúdos uma vez que a UC dispõe de laboratório especializado sobre a temática. Apresentação de casos de estudo e de exemplos de aplicação e exercícios práticos para testar os conhecimentos adquiridos. A avaliação incluirá a realização de pequenos trabalhos ao longo do semestre e exame final.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo primordial da unidade curricular é transferir conhecimentos sobre a análise e verificação de segurança de estruturas de madeira, incluindo CLT (Cross-Laminated timber) em situação acidental de incêndio de acordo com a normalização em vigor, nomeadamente a EN 1995-1-2. Serão transmitidos conhecimentos relevantes sobre as propriedades mecânicas e térmicas do material a elevadas temperaturas com foco nos fenómenos físico-químicos da combustão e sobre a verificação de segurança de elementos de compartimentação e de elementos com função de suporte de carga, nomeadamente colunas, vigas, painéis e ligações de acordo com a EN 1995-1-2. Além dos métodos simplificados pretende-se transmitir conhecimentos relevantes sobre a utilização de ferramentas avançadas para a verificação de segurança de elementos de madeira em situação de incêndio, nomeadamente recorrendo ao método dos elementos finitos. Análise com base no desempenho de estruturas de madeira.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Introdução ao dimensionamento ao fogo de estruturas de madeira

- Definição dos critérios de desempenho das estruturas de madeira em situação de incêndio;

- Legislação portuguesa de segurança contra incêndio.

- Introdução à EN 1991-1-2 e EN 1995-1-2;

- Propriedades mecânicas e térmicas da madeira a elevadas temperaturas.

2 - Ações térmicas em estruturas de acordo com a EN 1991-1-2

- Curvas de incêndio padrão;

- Curvas de incêndio naturais. Curvas paramétricas de incêndio.

3 - Dimensionamento de elementos de compartimentação em madeira de acordo com a EN 1995-1-2. Métodos simplificados de cálculo

4 - Dimensionamento de elementos com função de suporte de carga de acordo com a EN 1995-1-2. Métodos simplificados de cálculo

- Colunas;

- Vigas;

- Painéis;

- Ligações;

- Sistemas de proteção;

- Exemplos de aplicação.

5 - Análise com base no desempenho

- Métodos avançados de cálculo com recurso ao Método dos Elementos Finitos. 

Docente(s) responsável(eis)

João Henrique Jorge de Oliveira Negrão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

Bibliografia de base:

- Apontamentos dos docentes.

-EN 1991-1-2 Eurocode 1. Action on Structures Part 1-2: General action - Actions on structures exposed to fire. European Committe for Standardization, Brussels, 2015.

- EN 1995-1-2:2004 Eurocode 5. Design of timber structures - Part 1-2: General - Structural fire design. European Committee for Standadization, Brussels, 2004.

- EN 1995-1-1:2004 Eurocode 5. Design of timber structures. part 1-1-General - Common rules and rules for buildings, European Committee for Standardization, Brussels, 2004.

- EN 12369-1:2001. Wood-based panels - Characteristic values for structural design - Part 1: OSB, particleboads and fibreboards. Brussels, 2001.

- Buchanan A H. Fire performance of timber construction. Progress in Structural Engineering and Materials, Volume 2, 2000.

- ISO 834. Fire resistance tests - Elements of Building Construction - part 1: general requirements. International Organization for Standardization, 1999.