Projeto de Tese
1
2023-2024
03022488
Investigação em Patrimónios
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter frequentado com sucesso todas as unidades curriculares do 1º semestre do curso.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino são os adequados a um seminário de doutoramento e baseiam-se, no essencial, no debate e reflexão coletivos sobre tópicos e textos relevantes definidos no início do semestre. Tarefas específicas (p.e.: apresentações orais; textos breves) irão sendo consignadas aos estudantes ao longo do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos traduzem-se na aquisição de competências teóricas e metodológicas no âmbito das ciências sociais e nas humanidades. Visa-se, por um lado, o aprofundamento e contextualização de conceitos-chave; por outro lado, pretende-se a familiarização com as metodologias de investigação relevantes para a temática central do programa de doutoramento. No final do seminário, os alunos deverão ter concluído e aprovado o seu projeto de dissertação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Além do objetivo último da construção do Projeto de Tese, este seminário tem por objetivo proporcionar um contacto aprofundado com perspetivas teóricas e metodológicas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo programa de doutoramento. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, canon, arquivo, identidade, nação, tradição, património, globalização, interculturalidade, diáspora, hibridação, memória, pós-colonialismo, entre outros. Ao mesmo tempo, responder-se-á à necessidade de orientação relativamente a aspetos de natureza prática ligados às metodologias de investigação nas ciências sociais e nas humanidades e à construção do projeto de dissertação.
Docente(s) responsável(eis)
Walter Rossa Ferreira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
ANDERSON, Benedict, 1983. Comunidades Imaginadas, reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70. 2012
ASHWORTH, G. J. et al. (2007), Pluralising pasts: heritage, identity and place in multicultural societies. London; Ann Arbor, MI: Pluto Press.
BENNET, Tony et al. (orgs.) (2005), New keywords: a revised vocabulary of culture and society. Malden: Blackwell.
GRAHAM, B. J.; HOWARD, Peter (orgs.) (2008), The Ashgate research companion to heritage and identity. Burlington, VT: Ashgate Pub. Co
HALL, Stuart; GAY, Paul du (1996), Questions of Cultural Identity. London: Sage.
HOBSBAWM, Eric; TREVOR-ROPES, Hugh, 1983. The invention of tradition. Cambridge: Cambridge University Press. 1983
JERÓNIMO, Miguel Bandeira; ROSSA, Walter (org.), 2021. Patrimónios Contestados. Lisboa: Público. 2021
MILNER, Andrew (2007), Contemporary Cultural Theory: An Introduction. London: Taylor & Francis.
SMITH, Laurajane, 2006. The uses of heritage. Londres: Routledge. 2006.