Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022488
Área Científica
Investigação em Patrimónios
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter frequentado com sucesso todas as unidades curriculares do 1º semestre do curso.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são os adequados a um seminário de doutoramento e baseiam-se, no essencial, no debate e  reflexão coletivos sobre tópicos e textos relevantes definidos no início do semestre. Tarefas específicas (p.e.: apresentações orais; textos breves) irão sendo consignadas aos estudantes ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos traduzem-se na aquisição de competências teóricas e metodológicas no âmbito das ciências sociais e nas humanidades. Visa-se, por um lado, o aprofundamento e contextualização de conceitos-chave; por outro lado, pretende-se a familiarização com as metodologias de investigação relevantes para a temática central do programa de doutoramento. No final do seminário, os alunos deverão ter concluído e aprovado o seu projeto de dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

Além do objetivo último da construção do Projeto de Tese, este seminário tem por objetivo proporcionar um contacto aprofundado com perspetivas teóricas e metodológicas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo programa de doutoramento. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, canon, arquivo, identidade, nação, tradição, património, globalização, interculturalidade, diáspora, hibridação, memória, pós-colonialismo, entre outros. Ao mesmo tempo, responder-se-á à necessidade de orientação relativamente a aspetos de natureza prática ligados às metodologias de investigação nas ciências sociais e nas humanidades e à construção do projeto de dissertação.

Docente(s) responsável(eis)

Walter Rossa Ferreira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

ANDERSON, Benedict, 1983. Comunidades Imaginadas, reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70. 2012

ASHWORTH, G. J. et al. (2007), Pluralising pasts: heritage, identity and place in multicultural societies. London; Ann Arbor, MI: Pluto Press.

BENNET, Tony et al. (orgs.) (2005), New keywords: a revised vocabulary of culture and society. Malden: Blackwell.

GRAHAM, B. J.; HOWARD, Peter (orgs.) (2008), The Ashgate research companion to heritage and identity. Burlington, VT: Ashgate Pub. Co

HALL, Stuart; GAY, Paul du (1996), Questions of Cultural Identity.  London: Sage.

HOBSBAWM, Eric; TREVOR-ROPES, Hugh, 1983. The invention of tradition. Cambridge: Cambridge University Press. 1983

JERÓNIMO, Miguel Bandeira; ROSSA, Walter (org.), 2021. Patrimónios Contestados. Lisboa: Público. 2021

MILNER, Andrew (2007), Contemporary Cultural Theory: An Introduction. London: Taylor & Francis.

SMITH, Laurajane, 2006. The uses of heritage. Londres: Routledge. 2006.