Investigação em Patrimónios III

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022507
Área Científica
Investigação em Patrimónios
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

São indispensáveis conhecimentos de inglês pelo menos de nível B1.

Métodos de Ensino

O curso é ministrado através de aulas semi-formais, seminários e aulas de discussão. As aulas e seminários envolvem docentes do curso e convidados externos. Espera-se que os estudantes participem ativamente nas aulas e nos seminários, sendo motivados a assumir uma quantidade considerável de aprendizagem autodirigida. As aulas e os seminários são estruturados a partir da leitura de bibliografia obrigatória, que se constituem como ponto de partida para o envolvimento ativo dos estudantes na discussão.

Resultados de Aprendizagem

A uc visa discutir e analisar a teoria e a prática contemporâneas relativas à preservação e aos usos sociais do património. Parte da ideia que é necessário garantir que as políticas patrimoniais beneficiem tanto as pessoas quanto beneficiam os locais e os edifícios. Pensar criticamente o(s) património(s) implica problematizar, em particular, as perspetivas contemporâneas do conceito de Cultura a partir das diferentes e diversas formas como é representado, re-significado, experienciado e apropriado por vários agentes e em vários contextos. A uc centra-se em abordagens patrimoniais que se concretizam de baixo para cima, com destaque para o método etnográfico, e que assumam a premissa da participação e do envolvimento das comunidades nos processos de patrimonialização. A uc visa contribuir para que os processos de patrimonialização possam incorporar uma gama mais ampla de perspetivas e possam ser capazes de gerar comunidades de conhecimento(s) e comunidades de prática(s).     

Estágio(s)

Não

Programa

1. O(s) Património(s) enquanto conceito e prática e sua relação com os conhecimentos plurais, as experiências, os territórios e as comunidades locais

2. Processos de patrimonialização e de museologização: leitura crítica de conceitos-chave, entre os quais Cultura, Natureza, Poder, Tradição, Identidade, Comunidade

3. Debates contemporâneos sobre o uso do património enquanto recurso da indústria turística e cultural, e do desenvolvimento sustentável, intervindo na redução das desigualdades sociais e globais

4.Processos de agencialidade (agency: capacidade/autonomia de ação dos sujeitos) e estratégias de resiliência nas políticas de revitalização de patrimónios (património cultural, natural, material, imaterial, sonoro, visual, digital, etc.)

5. Discussão crítica sobre metodologias colaborativas, participativas, descoloniais e inclusivas nos estudos sobre património, e de estratégias museológicas de reparação, restituição cultural e repatriação de patrimónios históricos.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Marques Peixoto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Participação (incluindo relatórios de leitura): 50.0%

Bibliografia

AKAGAWA, N & Smith, L. (eds) 2019, Safeguarding Intangible Heritage: Practices and Politics. London: Routledge

BENNETT, T. 2015, “Cultural Studies and the Culture Concept”, Cultural Studies, 29:4, 546-568

HAFSTEIN, V. 2018, Making Intangible Heritage. El Condor Pasa and Other Stories from UNESCO. Bloomington: Indiana University Press

HARRISON, R., et al (Eds.) 2013, Reassembling the Collection: Ethnographic Museums and Indigenous Agency. Santa Fé: School for Advanced Research Press

KIRSHENBLATT-GIMBLETT, B. 2004, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press

ORTNER, S. 2006, Anthropology and Social Theory. Culture, Power and the Acting Subject. Durham: Duke University

von OSWALD, M.; Tinius, J. (Eds) 2020, Across Anthropology. Troubling Colonial Legacies, Museums, and the Curatorial. Leuven: Leuven University Press

WEST, S. 2010, Understanding Heritage in Practice. Manchester/Milton Keyes: Manchester University Press.