Investigação em Patrimónios III
1
2023-2024
03022507
Investigação em Patrimónios
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
São indispensáveis conhecimentos de inglês pelo menos de nível B1.
Métodos de Ensino
O curso é ministrado através de aulas semi-formais, seminários e aulas de discussão. As aulas e seminários envolvem docentes do curso e convidados externos. Espera-se que os estudantes participem ativamente nas aulas e nos seminários, sendo motivados a assumir uma quantidade considerável de aprendizagem autodirigida. As aulas e os seminários são estruturados a partir da leitura de bibliografia obrigatória, que se constituem como ponto de partida para o envolvimento ativo dos estudantes na discussão.
Resultados de Aprendizagem
A uc visa discutir e analisar a teoria e a prática contemporâneas relativas à preservação e aos usos sociais do património. Parte da ideia que é necessário garantir que as políticas patrimoniais beneficiem tanto as pessoas quanto beneficiam os locais e os edifícios. Pensar criticamente o(s) património(s) implica problematizar, em particular, as perspetivas contemporâneas do conceito de Cultura a partir das diferentes e diversas formas como é representado, re-significado, experienciado e apropriado por vários agentes e em vários contextos. A uc centra-se em abordagens patrimoniais que se concretizam de baixo para cima, com destaque para o método etnográfico, e que assumam a premissa da participação e do envolvimento das comunidades nos processos de patrimonialização. A uc visa contribuir para que os processos de patrimonialização possam incorporar uma gama mais ampla de perspetivas e possam ser capazes de gerar comunidades de conhecimento(s) e comunidades de prática(s).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O(s) Património(s) enquanto conceito e prática e sua relação com os conhecimentos plurais, as experiências, os territórios e as comunidades locais
2. Processos de patrimonialização e de museologização: leitura crítica de conceitos-chave, entre os quais Cultura, Natureza, Poder, Tradição, Identidade, Comunidade
3. Debates contemporâneos sobre o uso do património enquanto recurso da indústria turística e cultural, e do desenvolvimento sustentável, intervindo na redução das desigualdades sociais e globais
4.Processos de agencialidade (agency: capacidade/autonomia de ação dos sujeitos) e estratégias de resiliência nas políticas de revitalização de patrimónios (património cultural, natural, material, imaterial, sonoro, visual, digital, etc.)
5. Discussão crítica sobre metodologias colaborativas, participativas, descoloniais e inclusivas nos estudos sobre património, e de estratégias museológicas de reparação, restituição cultural e repatriação de patrimónios históricos.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Jorge Marques Peixoto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Participação (incluindo relatórios de leitura): 50.0%
Bibliografia
AKAGAWA, N & Smith, L. (eds) 2019, Safeguarding Intangible Heritage: Practices and Politics. London: Routledge
BENNETT, T. 2015, “Cultural Studies and the Culture Concept”, Cultural Studies, 29:4, 546-568
HAFSTEIN, V. 2018, Making Intangible Heritage. El Condor Pasa and Other Stories from UNESCO. Bloomington: Indiana University Press
HARRISON, R., et al (Eds.) 2013, Reassembling the Collection: Ethnographic Museums and Indigenous Agency. Santa Fé: School for Advanced Research Press
KIRSHENBLATT-GIMBLETT, B. 2004, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press
ORTNER, S. 2006, Anthropology and Social Theory. Culture, Power and the Acting Subject. Durham: Duke University
von OSWALD, M.; Tinius, J. (Eds) 2020, Across Anthropology. Troubling Colonial Legacies, Museums, and the Curatorial. Leuven: Leuven University Press
WEST, S. 2010, Understanding Heritage in Practice. Manchester/Milton Keyes: Manchester University Press.