Aprendizagem STEM pela prática. A experiência GLOBE

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047125
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
Apresentações orais (slides) pelos docentes: fundamentação teórica, apresentação de casos de estudo e análise de dados. Visita de campo para recolha prática de dados. Os professores estarão disponíveis remotamente durante a semana após o curso para discussões adicionais com os alunos, se necessário.
Avaliação:
Apresentação oral e relatório escrito (a entregar e apresentar no final da semana após o curso, online): avaliação de um ecossistema aquático selecionado e produção de dados com recurso à tecnologia de observação da Terra.
Avaliação Final
Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação;
Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios a estabelecer, classificados na escala de 1 a 10.
O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua e uma avaliação no final do curso.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer formação na utilização de protocolos do Programa GLOBE, para realização de atividades STEM em contexto escolar, promovendo – hands-on – educação STEM para a próxima geração de líderes. Compreender a sinergia entre observações tradicionais, novas tecnologias e a aprendizagem através de métodos participativos, oferecendo a estudantes, educadores e comunidades a possibilidade de colaboração e aumento do conhecimento sobre o Planeta.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao sistema terrestre; biomas e caracterização dos ecossistemas aquáticos. Bacias hidrográficas, sistemas costeiros e oceano. Introdução ao programa GLOBE; protocolos e redes de colaboração. Tecnologias de observação da terra e do espaço. Exploração de dados de observação da terra. Saída de campo ao estuário do Mondego, na Figueira da Foz, para amostragem e validação de dados.

Docente(s) responsável(eis)

João Miguel Magalhães Neto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação Final Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação; Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios a estabelecer, classificados na escala de 1 a 10. O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua e uma avaliação no final do curso: 100.0%

Bibliografia

https://www.globe.gov