Aprendizagem STEM pela prática. A experiência GLOBE
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2022-2023
02047125
Ciências da Terra
Português
Inglês
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
Apresentações orais (slides) pelos docentes: fundamentação teórica, apresentação de casos de estudo e análise de dados. Visita de campo para recolha prática de dados. Os professores estarão disponíveis remotamente durante a semana após o curso para discussões adicionais com os alunos, se necessário.
Avaliação:
Apresentação oral e relatório escrito (a entregar e apresentar no final da semana após o curso, online): avaliação de um ecossistema aquático selecionado e produção de dados com recurso à tecnologia de observação da Terra.
Avaliação Final
Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação;
Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios a estabelecer, classificados na escala de 1 a 10.
O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua e uma avaliação no final do curso.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer formação na utilização de protocolos do Programa GLOBE, para realização de atividades STEM em contexto escolar, promovendo – hands-on – educação STEM para a próxima geração de líderes. Compreender a sinergia entre observações tradicionais, novas tecnologias e a aprendizagem através de métodos participativos, oferecendo a estudantes, educadores e comunidades a possibilidade de colaboração e aumento do conhecimento sobre o Planeta.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução ao sistema terrestre; biomas e caracterização dos ecossistemas aquáticos. Bacias hidrográficas, sistemas costeiros e oceano. Introdução ao programa GLOBE; protocolos e redes de colaboração. Tecnologias de observação da terra e do espaço. Exploração de dados de observação da terra. Saída de campo ao estuário do Mondego, na Figueira da Foz, para amostragem e validação de dados.
Docente(s) responsável(eis)
João Miguel Magalhães Neto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação Final Obrigatoriedade de frequência mínima de 2/3 do tempo total da formação; Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios a estabelecer, classificados na escala de 1 a 10. O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua e uma avaliação no final do curso: 100.0%
Bibliografia
https://www.globe.gov