Literacia dos Oceanos numa abordagem interdisciplinar – apoio ao planeamento de atividade

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047108
Área Científica
Ciências da Vida
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A ação decorre em regime presencial, perfazendo um total de 12 horas, consistindo em: sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos básicos; sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula; trabalho autónomo (15 horas) de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação.
Avaliação: Assiduidade; avaliação contínua e avaliação de uma apresentação no final do curso.

Resultados de Aprendizagem

Formar e preparar professores para a introdução dos princípios da Literacia dos Oceanos nas atividades escolares. No final do curso os formandos devem ser capazes de: Planear aulas com base nos 7 princípios da Literacia dos Oceanos; Planear aulas simultaneamente em linha com os programas curriculares e com a Estratégia Nacional do Mar e Estratégia Nacional (ENM) para a Educação Ambiental (APA, 2016); Planear atividades transversais a várias disciplinas, tendo como base o conceito de Literacia dos Oceanos; Planear atividades que privilegiam uma aprendizagem exploratória e de carácter interdisciplinar.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I. Introdução à Literacia do Oceano: 1. Introdução ao conceito e definição de Literacia do Oceano; 2. Importância da Literacia do Oceano; 3. Princípios da Literacia do Oceano. Módulo II. Literacia do Oceano como ferramenta no ensino: 1. Recursos para uma abordagem interdisciplinar e multi-perspetiva; 2. Recursos multimédia em Literacia do Oceano. Módulo III. A Estratégia Nacional para o Mar (ENM) como guia na seleção de temáticas de ensino Módulo IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes: problemáticas atuais, com foco em investigação realizada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Módulo V. Avaliação final com apresentação de trabalhos de grupo.

Docente(s) responsável(eis)

Zara Fani Gonçalves Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade; avaliação contínua e avaliação de uma apresentação no final do curso: 100.0%

Bibliografia

ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.
Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards; published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013
Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National Marine Educators Association Special Report #3.