Literacia dos Oceanos numa abordagem interdisciplinar – apoio ao planeamento de atividade
1
2022-2023
02047108
Ciências da Vida
Português
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A ação decorre em regime presencial, perfazendo um total de 12 horas, consistindo em: sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos básicos; sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula; trabalho autónomo (15 horas) de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação.
Avaliação: Assiduidade; avaliação contínua e avaliação de uma apresentação no final do curso.
Resultados de Aprendizagem
Formar e preparar professores para a introdução dos princípios da Literacia dos Oceanos nas atividades escolares. No final do curso os formandos devem ser capazes de: Planear aulas com base nos 7 princípios da Literacia dos Oceanos; Planear aulas simultaneamente em linha com os programas curriculares e com a Estratégia Nacional do Mar e Estratégia Nacional (ENM) para a Educação Ambiental (APA, 2016); Planear atividades transversais a várias disciplinas, tendo como base o conceito de Literacia dos Oceanos; Planear atividades que privilegiam uma aprendizagem exploratória e de carácter interdisciplinar.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I. Introdução à Literacia do Oceano: 1. Introdução ao conceito e definição de Literacia do Oceano; 2. Importância da Literacia do Oceano; 3. Princípios da Literacia do Oceano. Módulo II. Literacia do Oceano como ferramenta no ensino: 1. Recursos para uma abordagem interdisciplinar e multi-perspetiva; 2. Recursos multimédia em Literacia do Oceano. Módulo III. A Estratégia Nacional para o Mar (ENM) como guia na seleção de temáticas de ensino Módulo IV. Oceanos - Temas ambientais contemporâneos e emergentes: problemáticas atuais, com foco em investigação realizada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Módulo V. Avaliação final com apresentação de trabalhos de grupo.
Docente(s) responsável(eis)
Zara Fani Gonçalves Teixeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade; avaliação contínua e avaliação de uma apresentação no final do curso: 100.0%
Bibliografia
ENM. Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020. Governo de Portugal.
Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards; published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013
Tran, L.U., Payne, D.L., Whitley, L. 2010. Research on learning and teaching ocean and aquatic sciences. National Marine Educators Association Special Report #3.