Ferramentas para ler arquivos sedimentares costeiros de história recente

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047091
Área Científica
Ciências do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular envolverá 4 fases: (1) Formação teórica (online) com apresentação de possíveis proxies de parâmetros ambientais, estratégias de amostragem e métodos laboratoriais para análise de sedimentos; (2) sessão de campo com amostragem em ambiente costeiro; (3) trabalho de laboratório focado na preparação de amostras colhidas; (4) sessão teórico-prática (online ou onsite) com tratamento de dados analíticos e sua interpretação
A nota final será baseada na avaliação do trabalho realizado pelo aluno durante o curso e num relatório final. Marcas na escala de 0 a 20.

Resultados de Aprendizagem

Compreender como aplicar ferramentas para o reconhecimento de intervenções humanas passadas em registos sedimentares costeiros; desenvolver competências de análise e comunicação na área das ciências ambientais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Os materiais depositados em ambientes costeiros e suas fontes; condições dinâmicas e tipos de sedimento; testemunhos de ação humana (plásticos, isótopos não naturais, elementos naturais em concentrações anómalas); variabilidade natural vs. introdução antrópica. Aulas T
2. Técnicas de amostragem: amostragem de corpos emersos e submersos; unidades vasosas e arenosas. Aulas T e TC
3. Processamento e análise de amostras de unidades costeiras: Identificação, separação e análise de detritos de origem antrópica; análise de indicadores de condições ambientais; datação de sedimentos. Aulas T e PL.
4. Tratamento de dados analíticos: quantificação de variáveis relevantes; distribuição horizontal e vertical de variáveis. Aulas T e TP
5. Interpretação de resultados: Relação de depósitos com áreas de alimentação; reconhecimento de dispersão source to sink; discriminação natural/antrópica; identificação de eventos pontuais e tendências evolutiva. Aulas T e TP.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Alexandre Henriques Dias Morgado Dinis

Métodos de Avaliação

Avaliação
A nota final será baseada na avaliação do trabalho realizado pelo aluno durante o curso e num relatório final: 100.0%

Bibliografia

- Davis, R.A. & Fitzgerald, D.M. (2003). Beaches and Coasts. Blackwell Publishing, 448 pp. Masselink, G. & - Hughes,R. (2003) – Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. Hodder Arnold, 354 p.
- Koelmans, B., Bessa, F.., et al. (2019). A Scientific Perspective on Microplastics in Nature and Society. SAPEA, Science Advice for Policy by European Academies.
- Ridgway, J., & Shimmield, G. (2002). Estuaries as repositories of historical contamination and their impact on shelf seas. Estuarine, Coastal and Shelf Science, 55(6), 903-928.
- Rocha-Santos, T., Costa, M., & Mouneyrac, C. (Eds.). (2020). Handbook of Microplastics in the Environment. Springer International Publishing.
- van Emmerik, T., & Schwarz, A. (2020). Plastic debris in rivers. Wiley Interdisciplinary Reviews: Water, 7(1), e1398.