Economia Circular e Sustentabilidade para Jovens

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047074
Área Científica
Engenharia e técnicas afins
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os conteúdos do curso são abordados de forma prática e interativa, com base em casos de estudo e desafios que são colocados aos Jovens. Destaca-se também o desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo.
Avaliação: Qualitativa: Não aprovado/Aprovado. Graus de Aprovado: Satisfaz (50-66%) / Bom (67-83%) / Muito Bom (84-100%).

Resultados de Aprendizagem

O curso procura melhorar os conhecimentos de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM). Apresenta conceitos introdutórios, abordagens e ferramentas da EC, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. A aprendizagem baseia-se em casos práticos com relevo para Jovens STEAM, facilitando a compreensão das estratégias para implementar uma EC a nível individual, na sociedade e nas empresas. Os objetivos específicos são: - Apreender conhecimentos fundamentais sobre ECS; - A relevância das políticas Europeias e Nacionais de promoção da ECS; - Adquirir conhecimentos técnicos de engenharia para o desenho de processos e produtos que privilegiam o uso de matérias-primas renováveis ou recicladas; minimizem as emissões, consumos energéticos e recursos; promovam a redução- reutilização-reciclagem; e a utilização de água de modo circular; - Identificar e aplicar ferramentas de EC; - Analisar casos práticos de transições bem-sucedidas para modelos de EC.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução. A sustentabilidade e a transição da economia linear para a economia circular. Benefícios e limitações. (2h) 2.Princípios e abordagens de economia circular e sustentabilidade. Menção às políticas Europeias e Nacionais de EC. (2h) 3.Aplicação de modelos de economia circular. Promoção da economia circular através da ecologia e desenho industrial. Resíduos como recursos. (4h) 4. Biomimética. (2h) 5. Ferramentas e métricas de economia circular. Circularidade de produtos, processos e organizações. (2h) 6. Casos de estudo. (2h) 7. Apresentação dos trabalhos de grupo. (2h).

Docente(s) responsável(eis)

António Alberto Santos Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo: 100.0%

Bibliografia

- Sillanpaa, M.; Ncibi, C., The circular economy: Case studies about the transition from the linear economy. Academic Press, London, 2019.
- Lacy, P.; Long, J.; Spindler, W., The circular economy handbook: realizing the circular advantage. The Palgrave Macmillan, UK, 2020.
- An Introduction to Circular Economy, L. Liu, S. Ramakrishna (Ed.), Springer Nature Singapore, 2020
- Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, Ao Conselho, Ao Comité Económico E Social Europeu E Ao Comité Das Regiões, Um novo Plano de Ação para a Economia Circular. Para uma Europa mais limpa e competitiva Bruxelas, COM(2020) 98 final 11.3.2020
- Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal (2017) Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017 11 de dezembro
- United Nations, Global Sustainable Development Report 2020, Department of Economic and Social Affairs.