Módulo III - Comunicação clínica e gestão de riscos emocionais
1
2022-2023
02047026
Ciências da Saúde
Português
B-learning
12.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino presencial e/ou a distância; metodologia expositiva, demonstrativa e ativa (e.g., exposição didática, simulações, modelamento gradual de competências, exercícios experienciais); discussão de casos.
Seminários realizados em parceria com centros de investigação, formação e outras instituições nacionais e internacionais.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso, os/as formandos/as devem ser capazes de: (1) compreender os princípios subjacentes à entrevista motivacional e suas aplicações clínicas; (2) avaliar processos comunicacionais em diferentes contextos de intervenção clínica; (3) reconhecer os riscos emocionais associados ao trabalho em saúde; (4) compreender e prevenir os processos de traumatização secundária, fadiga por compaixão e “burnout” (esgotamento); e (5) capacitar os/as profissionais de competências de gestão emocional perante crises.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados apresentam um risco aumentado para desenvolvimento de problemas de saúde mental e física. O stresse profissional pode afetar a capacidade de tomar decisões, os níveis de concentração e a capacidade de manter o foco nas tarefas, a comunicação empática, a criação de relações de proximidade com as pessoas, bem como a segurança das mesmas. A formação avançada em comunicação clínica (e processo de autocuidado associado) permite melhorar as práticas, através do desenvolvimento da resiliência de profissionais de saúde, sensíveis e competentes, na gestão de riscos emocionais derivados da prestação de cuidados de saúde em contextos desafiantes 1 Comunicação clínica centrada na pessoa 2 Regulação emocional, neurobiologia interpessoal e empatia nos processos de comunicação 3 Alterações da comunicação em diferentes quadros clínicos 4 Comunicação com doentes desafiantes 5 Riscos emocionais associados à prestação de cuidados de saúde.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com os critérios definidos em cada módulo/unidade curricular. Esta poderá ser feita por avaliação contínua, realização de trabalhos, provas de frequência ou exames finais: 100.0%
Bibliografia
Levounis, P., Arnaout, B., & Marienfeld, C. (2013). Motivational interviewing for clinical practice. American Psychiatric Association Publishing. Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (2013). The Oxford handbook of health communication, behavior Change, and treatment adherence. Oxford University Press. Maslach, C., & Zimbardo, P. G. (1982). Burnout: The cost of caring. Cambridge Press.
Quartilho, M. (2021). Manual de comunicação clínica. Imprensa da Universidade de Coimbra.