Módulo III - Comunicação clínica e gestão de riscos emocionais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02047026
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino presencial e/ou a distância; metodologia expositiva, demonstrativa e ativa (e.g., exposição didática, simulações, modelamento gradual de competências, exercícios experienciais); discussão de casos.
Seminários realizados em parceria com centros de investigação, formação e outras instituições nacionais e internacionais.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, os/as formandos/as devem ser capazes de: (1) compreender os princípios subjacentes à entrevista motivacional e suas aplicações clínicas; (2) avaliar processos comunicacionais em diferentes contextos de intervenção clínica; (3) reconhecer os riscos emocionais associados ao trabalho em saúde; (4) compreender e prevenir os processos de traumatização secundária, fadiga por compaixão e “burnout” (esgotamento); e (5) capacitar os/as profissionais de competências de gestão emocional perante crises.

Estágio(s)

Não

Programa

Os profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados apresentam um risco aumentado para desenvolvimento de problemas de saúde mental e física. O stresse profissional pode afetar a capacidade de tomar decisões, os níveis de concentração e a capacidade de manter o foco nas tarefas, a comunicação empática, a criação de relações de proximidade com as pessoas, bem como a segurança das mesmas. A formação avançada em comunicação clínica (e processo de autocuidado associado) permite melhorar as práticas, através do desenvolvimento da resiliência de profissionais de saúde, sensíveis e competentes, na gestão de riscos emocionais derivados da prestação de cuidados de saúde em contextos desafiantes 1 Comunicação clínica centrada na pessoa 2 Regulação emocional, neurobiologia interpessoal e empatia nos processos de comunicação 3 Alterações da comunicação em diferentes quadros clínicos 4 Comunicação com doentes desafiantes 5 Riscos emocionais associados à prestação de cuidados de saúde.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com os critérios definidos em cada módulo/unidade curricular. Esta poderá ser feita por avaliação contínua, realização de trabalhos, provas de frequência ou exames finais: 100.0%

Bibliografia

Levounis, P., Arnaout, B., & Marienfeld, C. (2013). Motivational interviewing for clinical practice. American Psychiatric Association Publishing. Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (2013). The Oxford handbook of health communication, behavior Change, and treatment adherence. Oxford University Press. Maslach, C., & Zimbardo, P. G. (1982). Burnout: The cost of caring. Cambridge Press.
Quartilho, M. (2021). Manual de comunicação clínica. Imprensa da Universidade de Coimbra.