Módulo I - Noções fundamentais de comunicação em saúde
1
2022-2023
02047009
Ciências da Saúde
Português
B-learning
6.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino presencial e/ou a distância; metodologia expositiva, demonstrativa e ativa (e.g., exposição didática, simulações, modelamento gradual de competências, exercícios experienciais); discussão de casos.
Seminários realizados em parceria com centros de investigação, formação e outras instituições nacionais e internacionais.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso, os/as formandos/as devem ser capazes de: (1) compreender a importância da comunicação em saúde; (2) diferenciar processos e competências de comunicação em diferentes contextos; (3) aplicar competências de cooperação entre profissionais; (4) avaliar processos comunicacionais em saúde; (5) utilizar eficientemente equipamentos tecnológicos digitais como mediadores da comunicação; e (6) promover o cultivo de uma comunicação inclusiva.
Estágio(s)
NãoPrograma
A comunicação em saúde tem se vindo a revelar cada vez mais importantes nos serviços de saúde e na sociedade em geral. Neste contexto, a comunicação é uma componente essencial nos cuidados centrados na pessoa e uma competência fundamental para os/as profissionais de saúde. A comunicação influencia também a ecologia da organização, traduzindo-se em melhor qualidade de atendimento e níveis superiores de satisfação por parte de profissionais e utentes. A crescente complexidade de necessidades especiais de saúde, bem como das exigências organizacionais dos serviços de saúde, implica uma atualização contínua de conhecimentos especializados nas áreas da comunicação clínica e da promoção da saúde.
1. Fundamentos do processo de comunicação
2. Comunicação em equipa
3. Tecnologias de informação e comunicação (TIC) em saúde
4. Especificidades desenvolvimentais e culturais na comunicação em saúde
5. Promoção do autocuidado em profissionais de saúde.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com os critérios definidos em cada módulo/unidade curricular. Esta poderá ser feita por avaliação contínua, realização de trabalhos, provas de frequência ou exames finais: 100.0%
Bibliografia
Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (2013). The Oxford handbook of health communication, behavior Change, and treatment adherence. Oxford University Press.
Thompson, T. L., Parrott, R., & Nussbaum, J. F. (2011). The Routledge handbook of health communication. Routledge.