Anos Incríveis TCM para Educadores

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046887
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os 7 workshops, com a duração de 6 horas cada, serão espaçados entre 3 a 4 semanas, e dinamizados à distância na modalidade síncrona. Entre os workshops os formandos aplicarão as estratégias trabalhadas nos workshops, prevendo-se 26 horas para este trabalho autónomo. As metodologias utilizadas são essencialmente ativas e de participação, com recurso a partilha de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas em grande grupo e em salas simultâneas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos. Serão seguidas as orientações da autora (Carolyn Webster-Stratton) para a dinamização à distância do programa.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos visados por este curso são a apropriação de estratégias e desenvolvimento de competências, conforme os objetivos do programa Anos Incríveis TCM (Teacher Classroom Management), que permitirão aos formandos:

- Aumentar a utilização de abordagens educativas pró-ativas e reduzir as negativas;

- Promover nas crianças o aumento da autoestima, da motivação, da capacidade de resolverem problemas, de competências sociais e académicas, da obediência e da responsabilidade pessoal e coletiva;

 - Contribuir para a redução nas crianças da desobediência, de comportamentos impulsivos, disruptivos, desafiadores, violentos e de não motivação nas crianças;

- Favorecer o envolvimento ativo das famílias na educação da criança em contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso está organizado em sete workshops que se desenvolvem em torno dos seguintes conteúdos: 1. A construção de relações positivas com as crianças e as famílias; 2 – O educador/professor pró-ativo. A construção e utilização de planos de comportamento. 3 - A atenção positiva do educador/professor, o treino, o encorajamento e o elogio; 4 - A motivação das crianças através de incentivos; 5 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – redirecionar e ignorar; 6 – A redução de comportamentos inadequados por parte das crianças – consistência na aplicação das consequências; 7 – Regulação emocional, competências sociais e resolução de problemas pelas crianças.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
As metodologias utilizadas são essencialmente ativas e de participação, com recurso a partilha de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas em grande grupo e em salas simultâneas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos: 100.0%

Bibliografia

Gaspar, M. F. (2017). Arquitetos de soft skills? Os/as educadores/as de infância do séc. XXI. Cadernos de educação de Infância: Especial 30 anos, 112, 92-97

Seabra-Santos, M., Gaspar, M., Tatiana, H., Azevedo, A., Silva, I., Vera, V. (2016). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto & R. Raimundo (org.). Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler, 227-261.

Webster-Stratton, C. (2012). Incredible Teachers: Nurturing children’s social, emotional and academic competence. Seattle: Incredible Years, Inc

Webster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências sociais e emocionais das crianças (Coord. Científica de M. Gaspar & M. Seabra-Santos). Braga: Psiquilibrios.

Webster-Stratton, C., & Bywater, T. (2015). Incredible partnerships: Parents and teachers working together to enhance outcomes for children through a multi-modal evidence based program. Journal of Children's Services, 10(3), 202-217. doi:10.1108/JCS-02-2015-0010.