Ação de formação de Professores: 100 A nos Saramago

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046813
Área Científica
Língua e Literatura Materna
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas: estas realizar-se-ão em modo conferência, seguidas de debate; As sessões práticas, na forma de oficinas de formação, em que a componente prática é promovida através de reflexões de grupo, com inspiração artística, tendo por base textos formativos passíveis de utilização em contexto escolar; As sessões teórico-práticas serão dinamizadas através da visualização de filme e trechos de vídeo com posterior reflexão e debate temático.]
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos [40%] e o trabalho final individual [60%] elaborado pelos formandos.

Resultados de Aprendizagem

a) Dotar os formandos de novas ferramentas, no que respeita a leitura das obras de José Saramago, quer da perspetiva literária quer da perspetiva didática; b) Analisar algumas narrativas e alargar referências, tendo em conta a relevância das obras de leitura obrigatória no Programa de ensino do Português nos diversos níveis de ensino, onde se inclui o 1.º ciclo do ensino básico; c) Aprofundar conteúdos didáticos/aprendizagens essenciais da obra Saramaguiana; d) Promover a atualização científica no campo da Literatura Portuguesa, nomeadamente, nos Estudos Saramaguianos; e) Conceber e orientar projetos na área da didática do Português e da Literatura; f) Refletir sobre o lugar de Saramago no ensino atual e sua relação sobre a sociedade.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação dos grandes eixos temáticos da obra de José Saramago
Explanação imagética em Saramago: as imagens da estátua e da pedra
Desenvolvi em torno, d’O Ano da Morte de Ricardo Reis José Saramago: a obra e o homem; Fases de evolução literária; Temas; A defesa dos Direitos do Ser Humano-humanismo e humanitarismo;A(s) herança(s) literária(s) e sociocult(ais); Partilha de algumas ferramentas de trab teatral que auxiliam os prof na sala de aula no ensino da Literatura e da Língua Portug; Valorizar o corpo como espaço/veículo de narração/expressividade;Apresent a improvisação e composição coreográfica enquanto ferrament de trab em contexto de sala de aula Sistematizar o processo entre ideia e prática:do bloco de notas à estrutura de trab, da estrutura à exploração do movimento; do encontro com o movimento próprio à composição coreográfica; Construir uma planificação para a construção de trab com os alunos; Reflexão e debate das ideias centrais da ação

1.Avaliação da ação de formação.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação/contributos: 40.0%
Trabalho final individual: 60.0%

Bibliografia

Arnaut, Ana Paula. À mesa com a ficção de José Saramago: casa onde não há pão, todos ralham (quase) sempre com razão. E-book. Portugal: Fundação josé Saramago. 2017.
Arnaut, Ana Paula. "Memorial do convento: o assalto à caixa forte da História". In A permanência do romance histórico: literatura, cultura e sociedade. São Paulo, Brazil: Intermeios, 2020.
Faria, Fernanda L.; Freitas-Reis, Ivoni; Souza Neto, Alaim. "Ricardo Reis: o mesmo e o outro". In José saramago. Nascido para isto. Conferências do Congresso Internacional José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel. Lisboa: Fundação José Saramago., 23-39. Lisboa, Portugal: Fundação José Saramago, 2020.
Arnaut, Ana Paula. "A palavra em movimento: a adaptação para cinema de “Embargo” e de A Jangada de Pedra de José Saramago". In Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos, 205-232. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

Reis, Carlos (org.). José Saramago: nascido para isto / Conferência do Congresso Internacional "José Saramago - 20 Anos com o Prémio Nobel" ; [S.l.] : Fundação José Saramago, 2020. - 253 p.; 22 cm.
Reis, Carlos. O ano da morte de Ricardo Reis, José Saramago, Porto : Porto Editora, 2017. - 126 p. : il. ; 21 cm. - (Educação literária : Leituras orientadas).
Reis, Carlos Diálogos com José Saramago, 1ª ed. - Porto : Porto Editora, 2015. - 183 p. ; 21 cm
José Saramago / Ana Paula Arnaut ; coord. Carlos Reis. - Lisboa : Edições 70, 2008. - 243 p. ; 21 cm. - (Canone ; 1)

Lago, Maria Paula. A face de Saramago; pref. Carlos Reis. - Porto : Granito, Editores e Livreiros, imp. 2000. - 135 p. ; 23 cm. - p. 132-134.
Arnaut, Ana Paula. Memorial do Convento – história, ficção e ideologia. Coimbra: Fora do Texto. 1996.
Arnaut, Ana Paula. José Saramago. Lisboa, Portugal: Edições 70. 2008.Ana Paula Arnaut. O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago. Portugal. 2017.