Qualidade e Segurança do Doente
1
2022-2023
02046777
Saúde
Português
E-learning
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Com uma carga horária de 27 horas, que funcionarão num regime totalmente a distância e assíncrono, o curso básico de Qualidade e Segurança do Doente encontra-se estruturado em 7 temas, procurando recorrer e utilizar conceitos simples e de fácil integração, por forma a capacitar os estudantes a analisar, refletir, criticar e discutir acerca dos fundamentos do curso.
As metodologias de ensino-aprendizagem far-se-ão com recurso à leitura autónoma de textos, e análise de casos, que serão posteriormente discutidos em grupo. Para cada tema está prevista uma atividade, que procurará consolidar os conceitos abordados ao longo do tema. As atividades têm um carácter obrigatório e serão consideradas para a aprovação no curso. A aprovação no curso depende da realização de pelo menos 70% das atividades propostas, efetivando-se de acordo com uma escala Aprovado/Não aprovado.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Curso Básico de Qualidade e Segurança do Doente, tem como objetivos:
a) Transmitir conceitos básicos da Qualidade e da Segurança do Doente;
b) Potenciar mudança ao nível das práticas em saúde;
c) Estimular o pensamento critico e discussão de temas inerentes à temática;
Pretende-se que os estudantes:
d) Conheçam a história da qualidade em saúde para a segurança do doente.
e) Identifiquem princípios do sistema de acreditação de qualidade do doente.
f) Compreendam o conceito de erro médico.
g) Interpretem noções básicas de economia da saúde e sua implicação nos resultados e satisfação do doente.
h) Tomem decisões tendo por base a literacia em saúde adquirida.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema 1. História da Qualidade e Qualidade em Saúde. Segurança do Doente.
Tema 2. Qualidade e Acreditação.
Tema 3. Erro Médico.
Tema 4. Economia da Saúde, resultados e satisfação do doente.
Tema 5. Tomada de Decisão.
Tema 6. IHI e Open School.
Tema 7. Literacia em Saúde.
Métodos de Avaliação
Avaliação
As atividades têm um carácter obrigatório e serão consideradas para a aprovação no curso. A aprovação no curso depende da realização de pelo menos 70% das atividades propostas, efetivando-se de acordo com uma escala Aprovado/Não aprovado: 100.0%
Bibliografia
José Fragata; Luiz Martins. (2014). Erro em medicina - Perspectivas do Indivíduo, da Organização e da Sociedade. 386.
Malina, D., & Rosenbaum, L. (2022). The Quality Movement-Part 2 Metric Myopia-Trading Away Our Clinical Judgment. N Engl J Med, 386(18), 1759.
Malina, D., & Rosenbaum, L. (2022). The Quality Movement-Part 1 Reassessing Quality Assessment-The Flawed System for Fixing a Flawed System. N Engl J Med, 386(17), 1663.
Malina, D., & Rosenbaum, L. (2022). The Quality Movement-Part 3 Peers, Professionalism, and Improvement-Reframing the Quality Question. N Engl J Med, 386(19).
http://www.ihi.org/education/ihiopenschool/Pages/default.aspx