Laboratório de Competências Científicas Transversais
1
2022-2023
03022341
Metodologia
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A UC está desenhada como um conjunto de workshops.
Resultados de Aprendizagem
O Laboratório constitui-se como uma UC vocacionada para o desenvolvimento de competências académicas para a investigação científica ao nível de doutoramento. Assim, será privilegiado a consolidação e o treino das seguintes áreas de competência:
— Pesquisa bibliográfica na revisão de literatura — bases de dados digitais e outros recursos bibliográficos e a utilização de software e tecnologias de informação
— Familiarização com os princípios, convenções, regras, estilo e estratégias da escrita académica (artigos científicos e dissertações);
— Desenvolver e aperfeiçoar as competências de composição de textos de natureza científica e técnica;
— Desenvolver competências técnicas e operativas de análise de dados
— Ética em investigação científica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Pesquisa de bases de dados bibliográficos no quadro do processo de revisão de literatura
2. Gestão bibliográfica e escrita académica com apoio de software de gestão bibliográfica
3. Escrita académica: princípios, convenções, regras, estilo e estratégias da escrita académica na elaboração de artigos científicos e dissertações;
4. Estratégias de publicação de artigos e ensaios académicos
5. Analise de dados assistida por computador
6. Ética na investigação científica: normas e procedimentos éticos em investigação científica.
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação da UC incide sobre a escrita de um working paper baseado na temática da pesquisa a desenvolver na tese e de aplicação das competências treinadas no laboratório, incluindo a elaboração do "Ethical Review Checklist": 100.0%
Bibliografia
— American Psychological, A. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association
— Bailey, S. (2015). Academic writing: A handbook for international students, 4ed. Abingdon: Routledge.
— Field, A. (2013). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (4 ed.): SAGE Publications
— Hartley, J. (2008). Academic writing and publishing: a practical guide. Abingdon: Routledge.
— Iphofen, R. (2011). Ethical Decision-Making in Social Research - A Practical Guide. Basingstoke: Palgrave Macmillan
— Kuckartz, U. & Radiker, S. (2019). Analyzing Qualitative Data with MAXQDA. Cham: Springer
— Public Policy Group (2011). Maximizing the impacts of your Research: A handbook for social Scientists. E-Book em: http://www.lse.ac.uk/government/research/resgroups/lsepublicpolicy/docs/lse_impact_handbook_april_2011.pdf