Seminário de Estudos Avançados em Serviço Social
1
2025-2026
03022324
Serviço Social
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino-aprendizagem privilegiará a metodologia de seminário, com a programação prévia dos temas e bibliografia que suporta o trabalho autónomo dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
— Compreender e discutir criticamente o processo de construção do conhecimento em Serviço Social na atualidade, nomeadamente os desafios associados à articulação entre conhecimento científico, conhecimento prático e conhecimento “indígena”;
— Desenvolver um debate aprofundado sobre a (re)configuração da teoria do SS na contemporaneidade, à luz dos contributos do pensamento e da teoria social atual, e respetivas aplicações na prática profissional;
— Promover um debate aprofundado e uma leitura actual sobre os valores centrais do Serviço Social e respectivas influências no quadro da pesquisa e da intervenção.
— Analisar os debates e tendências da investigação em Serviço Social na atualidade.
No final da UC os doutorandos deverão ser capazes de discutir criticamente as grandes orientações científicas e axiológicas contemporâneas e as respetivas implicações para a produção de conhecimento e para a prática do Serviço Social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. 1. Construção do conhecimento em Serviço Social
1.1. As novas configurações e debates sobre as relações entre a teoria e a prática profissional: do conhecimento científico aos conhecimentos “indígenas”
1.2. Associações e dissociações entre Serviço Social e Ciências sociais: questões críticas
2. Teoria do Serviço Social: Debates Contemporâneos Aprofundados
2.1. Tradições clássicas e críticas: reinterpretações atuais e contributos para a compreensão das problemáticas sociais atuais e da acção do SS
2.2. Por uma teoria integrada do Serviço Social - Novas perspetivas do pensamento social e contributos teórico-concetuais para a (re)construção do saber e da intervenção do Serviço Social contemporâneo
3.Revisitar os valores fundamentais do S. Social: agenda ética renovada para o conhecimento e para a ação.
4.Investigação em Serviço Social. itinerário, debates e tendências. O caso português.
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação terá por base um artigo científico que articule os conteúdos programáticos da UC com o propósito de pesquisa dos estudantes: 100.0%
Bibliografia
— Austin, Michael J. (2014). Social Justice and Social Work: Rediscovering a Core Value of the Profession. Sage Publications.
— Gray, Mel & James Midgley, Stephen A Webb (2012). The SAGE Handbook of Social Work. Sage Publications Ltd.
— Healy, Lynne M. & Rosemary J. Link (2012). Handbook of International Social Work: Human Rights, Development, and the Global Profession.
Oxford University Press.
— Shaw, I., Briar-Lawson, K., Orme, J., & Ruckdeschel, R. (Eds.). (2010). The Sage Handbook of Social Work Research, London: Sage.
— Shaw, I. (2018). Mapping social work research. In I. Shaw (Ed.), Research and the social work picture. Bristol: Policy Press
— Stephen Webb (2019). The Routledge Handbook of Critical Social Work. Oxon: Routledge.