Seminário de Estudos Avançados em Serviço Social

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03022324
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino-aprendizagem privilegiará a metodologia de seminário, com a programação prévia dos temas e bibliografia que suporta o trabalho autónomo dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

— Compreender e discutir criticamente o processo de construção do conhecimento em Serviço Social na atualidade, nomeadamente os desafios associados à articulação entre conhecimento científico, conhecimento prático e conhecimento “indígena”;

— Desenvolver um debate aprofundado sobre a (re)configuração da teoria do SS na contemporaneidade, à luz dos contributos do pensamento e da teoria social atual, e respetivas aplicações na prática profissional;

— Promover um debate aprofundado e uma leitura actual sobre os valores centrais do Serviço Social e respectivas influências no quadro da pesquisa e da intervenção.

— Analisar os debates e tendências da investigação em Serviço Social na atualidade.

No final da UC os doutorandos deverão ser capazes de discutir criticamente as grandes orientações científicas e axiológicas contemporâneas e as respetivas implicações para a produção de conhecimento e para a prática do Serviço Social.

Estágio(s)

Não

Programa

1. 1. Construção do conhecimento em Serviço Social

1.1. As novas configurações e debates sobre as relações entre a teoria e a prática profissional: do conhecimento científico aos conhecimentos “indígenas”

1.2. Associações e dissociações entre Serviço Social e Ciências sociais: questões críticas

2. Teoria do Serviço Social: Debates Contemporâneos Aprofundados

2.1. Tradições clássicas e críticas: reinterpretações atuais e contributos para a compreensão das problemáticas sociais atuais e da acção do SS

2.2. Por uma teoria integrada do Serviço Social - Novas perspetivas do pensamento social e contributos teórico-concetuais para a (re)construção do saber e da intervenção do Serviço Social contemporâneo

3.Revisitar os valores fundamentais do S. Social: agenda ética renovada para o conhecimento e para a ação.

4.Investigação em Serviço Social. itinerário, debates e tendências. O caso português.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação terá por base um artigo científico que articule os conteúdos programáticos da UC com o propósito de pesquisa dos estudantes: 100.0%

Bibliografia

— Austin, Michael J. (2014). Social Justice and Social Work: Rediscovering a Core Value of the Profession. Sage Publications.

— Gray, Mel & James Midgley, Stephen A Webb (2012). The SAGE Handbook of Social Work. Sage Publications Ltd.

— Healy, Lynne M. & Rosemary J. Link (2012). Handbook of International Social Work: Human Rights, Development, and the Global Profession.

Oxford University Press.

— Shaw, I., Briar-Lawson, K., Orme, J., & Ruckdeschel, R. (Eds.). (2010). The Sage Handbook of Social Work Research, London: Sage.

— Shaw, I. (2018). Mapping social work research. In I. Shaw (Ed.), Research and the social work picture. Bristol: Policy Press

— Stephen Webb (2019). The Routledge Handbook of Critical Social Work. Oxon: Routledge.