Projeto de Tese
1
2024-2025
03022297
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: conjugação de um espaço de seminário e, dominantemente, ensino tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa apoiar o processo de elaboração do projeto de tese, tendo como objetivo a consolidação e integração das aprendizagens e competências desenvolvidas nas UC do curso doutoral, designadamente competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação, tendo em vista a elaboração (e posterior defesa pública) do projeto de tese.
No final do seminário o estudante deve ser capaz de: 1) formular e fundamentar claramente o seu problema de investigação e respetivo modelo de análise; 2) delinear os objetivos e o design da investigação a desenvolver; 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como do tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados e seu contributo para o avanço do conhecimento científico na área CE; 5) apresentar por escrito, respeitando as regras da escrita científica, e discutir oralmente, perante um júri, o projeto de tese.
Estágio(s)
NãoPrograma
A apresentação escrita e defesa pública, perante um júri constituído para o efeito, do projeto de tese é condição para a prossecução de estudos no programa de doutoramento.
Esta UC, em articulação com as unidades curriculares curso doutoral orientadas para o desenvolvimento d competências de investigação, pretende assim acompanhar os doutorandos:
A) no processo de reflexão e construção do seu próprio objeto de estudo,
B) na criação de um referencial teórico e
C) na compreensão da adequação das escolhas metodológicas aos pressupostos e objetivos da pesquisa.
D) uma reflexão sobre os aspetos éticos presentes na pesquisa.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese): 100.0%
Bibliografia
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Psychological Association
— Bailey, S. (2015). Academic writing: A handbook for international students, 4ed. Abingdon: Routledge.Bryman, A. (2015). Social Research
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— Brady, H. & Collier, D. (Eds.). (2010). Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools, Shared Standards (2 ed.). Plymouth: Rowman & Littlefield.
— Flick, U. (2019). An Introduction to Qualitative Research (6 ed.). London: Sage.
— Gauthier, B. (ed) (2003), Investigação Social – da problemática à colheita de dados, Loures: Lusodidacta
— Malcom, C. (2009), The Social Work Dissertation, Berkshire: Open University PresssBlaikie, N. (2009), Approaches to Social Enquiry.
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— Iphofen, R. (2011). Ethical Decision-Making in Social Research - A Practical Guide. Basingstoke: Palgrave Macmillan