Projeto de Tese
1
2022-2023
03022297
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: conjugação de um espaço de seminário e, dominantemente, ensino tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa apoiar o processo de elaboração do projeto de tese, tendo como objetivo a consolidação e integração das aprendizagens e competências desenvolvidas nas UC do curso doutoral, designadamente competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação, tendo em vista a elaboração (e posterior defesa pública) do projeto de tese.
No final do seminário o estudante deve ser capaz de: 1) formular e fundamentar claramente o seu problema de investigação e respetivo modelo de análise; 2) delinear os objetivos e o design da investigação a desenvolver; 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como do tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados e seu contributo para o avanço do conhecimento científico na área CE; 5) apresentar por escrito, respeitando as regras da escrita científica, e discutir oralmente, perante um júri, o projeto de tese.
Estágio(s)
NãoPrograma
A apresentação escrita e defesa pública, perante um júri constituído para o efeito, do projeto de tese é condição para a prossecução de estudos no programa de doutoramento.
Esta UC, em articulação com as unidades curriculares curso doutoral orientadas para o desenvolvimento d competências de investigação, pretende assim acompanhar os doutorandos:
A) no processo de reflexão e construção do seu próprio objeto de estudo,
B) na criação de um referencial teórico e
C) na compreensão da adequação das escolhas metodológicas aos pressupostos e objetivos da pesquisa.
D) uma reflexão sobre os aspetos éticos presentes na pesquisa.
Docente(s) responsável(eis)
Sónia Guadalupe dos Santos Ribeiro Neves de Abreu
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese): 100.0%
Bibliografia
— American Psychological, A. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American
Psychological Association
— Bailey, S. (2015). Academic writing: A handbook for international students, 4ed. Abingdon: Routledge.Bryman, A. (2015). Social Research
Methods (5 ed.). Oxford: Oxford University Press
— Brady, H. & Collier, D. (Eds.). (2010). Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools, Shared Standards (2 ed.). Plymouth: Rowman & Littlefield.
— Flick, U. (2019). An Introduction to Qualitative Research (6 ed.). London: Sage.
— Gauthier, B. (ed) (2003), Investigação Social – da problemática à colheita de dados, Loures: Lusodidacta
— Malcom, C. (2009), The Social Work Dissertation, Berkshire: Open University PresssBlaikie, N. (2009), Approaches to Social Enquiry.
Cambridge: Polity Press,.
— Iphofen, R. (2011). Ethical Decision-Making in Social Research - A Practical Guide. Basingstoke: Palgrave Macmillan