Sensores de Gases de Óxidos Semicondutores

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03000123
Área Científica
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Semiconductores e física do estado sólido.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona tendo por base aulas de seminário e aulas de orientação tutorial ao desenvolvimento de trabalho laboratorial e de pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

Compreensão dos mecanismos físicos e químicos ligados ao processo de detecção de gases com base em semicondutores. Processos de fabrico e caracterização de sensores. Fabrico e caracterização de alguns sensores.

Estágio(s)

Não

Programa

Caracterização de Sensores de Gás de Óxidos Semicondutores. Superfícies de Óxidos: Os processos Básicos de Comportamento dos Sensores. Condução e Resposta de Sensores de Gás de Óxidos Semicondutores. Semicondutores de Óxidos: Quadros de Comportamento da Resposta ao Gás segundo o Tipo de Material. O Oxigénio da Superfície em Óxidos Semicondutores. Gases oxidantes e redutores. Tipos de sensores em função do princípio de medição. Eléctrodos de medida: influência da geometria dos eléctrodos. Catalisadores.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Gens de Azevedo de Matos Faia

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação da disciplina resulta da soma de duas componentes: 1) um trabalho de seminário preparatório à realização de trabalho laboratorial valendo 50% da classificação final; 2) um trabalho laboratorial, valendo também outros 50% da classificação final: 100.0%

Bibliografia

Toshko G. Nenov and all, "Ceramic Sensors: Technology and Applications"

P.T.Moseley and all, "Techniques and mechanisms in gas sensing"