Tópicos Avançados de Investigação Operacional

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03000101
Área Científica
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos sobre modelos e algoritmos de optimização. Domínio de uma linguagem de programação.

Métodos de Ensino

Realização de seminários e sessões de orientação tutorial com cada aluno, sobre os conteúdos programáticos acima mencionados.

Estas sessões serão, uma vez adquiridas as competências básicas, orientadas em função do trabalho específico a desenvolver por cada aluno, que se procurará ter potencial interesse para  tese de doutoramento.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de competências metodológicas avançadas na área de investigação operacional, com particular ênfase nas abordagens meta-heurísticas para tratar problemas de optimização complexos (de natureza combinatória e com múltiplas funções objectivo). Apresentar exemplos ilustrativos de problemas de engenharia que têm sido tratados com estas técnicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Meta-heurísticas em problemas complexos de optimização combinatória e não linear. Pesquisa tabu. Recuo simulado (simulated annealing). Algoritmos genéticos/evolutivos. Optimização com enxames de partículas. Evolução diferencial. Aplicações em problemas de engenharia.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Alberto Henggeler de Carvalho Antunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os elementos de avaliação serão um relatório detalhado descrevendo as implementações computacionais dos algoritmos e a respectiva análise comparativa, bem como um artigo científico desejavelmente a ser submetido a uma conferência internacional ou revista de boa qualidade: 100.0%

Bibliografia

- Z. Michalewicz, D. B. Fogel. "How to Solve It: Modern Heuristics", Springer, 2004.

- E. Talbi. “Metaheuristcs - from design to implementation”, Wiley, 2009.

- R. Takahashi, A. G. Cunha, C. H. Antunes. “Manual de Computação Evolutiva e Metaheurística”, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

 

Outra bibliografia será definida nas sessões tutoriais de acordo com o problema a resolver e as técnicas algorítmicas a aplicar. 

 

Other bibliography will be defined in the tutorial sessions according to the problems to be tackled and the algorithmic techniques to be applied.