Computação Gráfica e Modelação Tridimensional
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2023-2024
03000098
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Português
Presencial
6.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Algebra linear, algoritmos básicos discretos e conhecimentos de programaçãoo em C/C++.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais, com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais. Aulas de exposição onde os alunos apresentarão aos restantes colegas os temas investigados. Aulas de orientação tutorial onde serão analisados os projetos em curso e poderão ser investigadas novas soluções para problemas específicos.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC destina-se a pessoas com formação em engenharia e consiste numa introdução aos métodos matemáticos usados na modelação de formas geométricas que são usados em CAD/CAM, computação gráfica, realidade aumentada e virtual, etc.
Estágio(s)
NãoPrograma
Coordenadas homogéneas e transformações geométricas.
Quaterniões e seu uso na modelação de rotações e movimentos rígidos no espaço 3D.
Representações paramétrica e implícita de curvas..
Splines e restrições de continuidade.
B-Splines e o algoritmo de “de Boor”.
Superfícies polinomiais paramétricas e NURBS.
Subdivisão de curvas e superfícies.
Malhas poligonais para representação e reconstrução de superfícies.
Geometry construtiva de sólidos, partições binárias do espaço e algoritmos de conversão.
Reconstrução de superfícies a partir de nuvens de pontos.
Simplificação de malhas poligonais e outros algoritmos de processamento geométrico.
A cadeia das operações do OpenGL.
Introdução à programação das unidades de processamento gráfico (GPU).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Projecto ou Trabalho laboratorial: 50.0%
Bibliografia
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995.
[3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall,1997.
[4] Computational Geometry in C, O'Rourke.
[5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005.
[6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985.
[7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005.
[8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002.