Marketing e comunicação digital
1
2023-2024
02046734
Opcionais
Português
Inglês
B-learning
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Língua inglesa.
Informática na ótica do utilizador.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas será utilizado principalmente os métodos interrogativo e expositivo, procurando a participação dos alunos em discussões sobre os temas abordados.
As aulas teórico-práticas serão baseadas no modelo ativo em que os alunos irão desenvolver tarefas individualmente e em grupo de modo orientado e autónomo.
Nos seminários os alunos irão fazer a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos. Os pares são chamados a realizar a avaliação crítica dos trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos competências na área do marketing e comunicação digital em medicina dentária, nomeadamente:
- Conhecer o conceito de telemedicina dentária a a sua integração com a comunicação digital;
- Conhecer os princípios éticos e deontológicos no marketing e comunicação digital em medicina dentária;
- Conhecer e gerir as diversas plataformas de promoção/divulgação digitais disponíveis;
- Conhecer e utilizar equipamentos de produção de conteúdos digitais e linguagem audiovisual;
- Planear e desenvolver um guião/storyboard para uma comunicação digital;
- Produzir conteúdos digitais em medicina dentária;
- Conhecer e aplicar noções básicas no desenvolvimento de projetos de marketing digital;
- Comunicar eficazmente com os doentes através de plataformas digitais;
- Contribuir para aumentar a literacia digital dos doentes;
- Compreender o conceito de realidade virtual e aumentada e a sua aplicação no marketing e comunicação digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular irá abordar os seguintes conteúdos:
1. Telemedicina dentária (conteúdos on-line);
2. Ética e deontologia em telemedicina dentária (conteúdos on-line);
3. Plataformas digitais: redes sociais e redes científicas (conteúdos on-line);
4. Equipamentos para a produção de conteúdos (conteúdos presenciais);
5. Criação de conteúdos (conteúdos presenciais);
6. Linguagem audiovisual (conteúdos presenciais);
7. Marketing digital (conteúdos presenciais);
8. Estratégia digital (conteúdos presenciais);
9. Comunicação virtual com os doentes (conteúdos on-line);
10. Melhoria da literacia digital dos doentes (conteúdos on-line);
11. Realidade aumentada e virtual (conteúdos presenciais).
Docente(s) responsável(eis)
Francisco José Fernandes Vale
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Projecto: 50.0%
Avaliação contínua: 50.0%
Avaliação final
Avaliação contínua: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Chafey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2014). Marketing Digital: Estratégia, implementação e prática (5ª edição). Pearson.
Código Deontológico da Ordem dos Médicos Dentistas
Garrand, T. (2006). Writing for Multimedia and the Web. Oxford: Focal Press.
Hart, J. (2008). The art of the storyboard: A filmmaker's introduction. Amsterdam: Elsevier/Focal Press.
Marques, V. (2016). Redes Sociais 360 como Comunicar Online
Jantsch, J. & Singleton, P. (2016). SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs
Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.