Marketing e comunicação digital

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02046734
Área Científica
Opcionais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Língua inglesa.

Informática na ótica do utilizador.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas será utilizado principalmente os métodos interrogativo e expositivo, procurando a participação dos alunos em discussões sobre os temas abordados.

As aulas teórico-práticas serão baseadas no modelo ativo em que os alunos irão desenvolver tarefas individualmente e em grupo de modo orientado e autónomo.

Nos seminários os alunos irão fazer a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos. Os pares são chamados a realizar a avaliação crítica dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos competências na área do marketing e comunicação digital em medicina dentária, nomeadamente:

- Conhecer o conceito de telemedicina dentária a a sua integração com a comunicação digital;

- Conhecer os princípios éticos e deontológicos no marketing e comunicação digital em medicina dentária;

- Conhecer e gerir as diversas plataformas de promoção/divulgação digitais disponíveis;

- Conhecer e utilizar equipamentos de produção de conteúdos digitais e linguagem audiovisual;

- Planear e desenvolver um guião/storyboard para uma comunicação digital;

- Produzir conteúdos digitais em medicina dentária;

- Conhecer e aplicar noções básicas no desenvolvimento de projetos de marketing digital;

- Comunicar eficazmente com os doentes através de plataformas digitais;

- Contribuir para aumentar a literacia digital dos doentes;

- Compreender o conceito de realidade virtual e aumentada e a sua aplicação no marketing e comunicação digital.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular irá abordar os seguintes conteúdos:

1. Telemedicina dentária (conteúdos on-line);

2. Ética e deontologia em telemedicina dentária (conteúdos on-line);

3. Plataformas digitais: redes sociais e redes científicas (conteúdos on-line);

4. Equipamentos para a produção de conteúdos (conteúdos presenciais);

5. Criação de conteúdos (conteúdos presenciais);

6. Linguagem audiovisual (conteúdos presenciais);

7. Marketing digital (conteúdos presenciais);

8. Estratégia digital (conteúdos presenciais);

9. Comunicação virtual com os doentes (conteúdos on-line);

10. Melhoria da literacia digital dos doentes (conteúdos on-line);

11. Realidade aumentada e virtual (conteúdos presenciais).

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 50.0%
Avaliação contínua: 50.0%

Avaliação continua
Avaliação contínua: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Chafey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2014). Marketing Digital: Estratégia, implementação e prática (5ª edição). Pearson.

Código Deontológico da Ordem dos Médicos Dentistas

Garrand, T. (2006). Writing for Multimedia and the Web. Oxford: Focal Press.

Hart, J. (2008). The art of the storyboard: A filmmaker's introduction. Amsterdam: Elsevier/Focal Press.

Marques, V. (2016). Redes Sociais 360 como Comunicar Online

Jantsch, J. & Singleton, P. (2016). SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs   

Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.