Dentisteria operatória estética
1
2023-2024
02046712
Opcionais
Português
Inglês
B-learning
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
A. Conhecimentos – Conhecimentos básicos de Dentisteria Operatória, nomeadamente de materiais dentários da área e a sua aplicação clínica.
B. Aptidões e atitudes – Língua Inglesa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Proatividade, Profissionalismo, e Capacidade de relacionamento interpessoal.
Métodos de Ensino
T: Nas aulas teóricas são utilizados os métodos interrogativo e expositivo, procurando a participação dos alunos em discussões sobre os temas abordados.
P:Nas aulas práticas são baseadas no modelo ativo. Os alunos desenvolvem tarefas individualmente e em grupo de modo orientado e autónomo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos conhecimentos na área da Dentisteria Operatória estética e da inteligência digital como motor do avanço científico nas terapêuticas aplicadas. Pretende-se dar a conhecer metodologias de de diagnóstico e tratamento com base em diversas ferramentas digitais que possam ser aplicadas clinicamente. Adicionalmente pretende-se que o estudante adquira competências transversais sobre materiais dentários inteligentes e de regeneração tecidular avançada. Pretende-se dar aos alunos competências práticas na utilização das várias ferramentas digitais e na sua aplicação clínica através de simuladores virtuais. A literacia, a experiência do doente em consulta e no seguimento das terapêuticas utilizando as novas tecnologias também será abordado.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular irá abordar os seguintes conteúdos aplicados à área da Dentisteria Operatória na era da transição digital:
• Telemedicinadentária (conteúdo on-line);
• Scanners e CAD CAM (conteúdo presencial);
• Worflow digital (conteúdo presencial);
• Regeneração tecidular (conteúdo on-line);
• Materiais inteligentes (conteúdo on-line);
• Adaptação da organização/clínica a um fluxo digital (conteúdo presencial);
• Apps (conteúdo presencial);
• Novos equipamentos (conteúdo presencial);
• Realidade aumentada e virtual (conteúdo presencial);
• Seguimento de doentes com novas tecnologias (conteúdo on-line);
• Melhoria da experiência do doente com as novas tecnologias (conteúdo presencial);
• Estratificação de doentes e IA (conteúdo presencial);
• Melhoria da literacia digital dos doentes (conteúdo on-line);
• LASER (conteúdo presencial);
• Modelos computacionais preditivos (conteúdo presencial);
• Simuladores virtuais para ensino e treino (conteúdo presencial).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação contínua segundo os critérios e-log book: 50.0%
Bibliografia
1. Bertalan Mesko.The technological future of medical specialties.2021
2. Fernández, C. E., Maturana, C. A., Coloma, S. I., Carrasco-Labra, A., & Giacaman, R. A. (2021). Teledentistry and mHealth for Promotion and Prevention of Oral Health: A Systematic Review and Meta-analysis. Journal of dental research, 100(9),914–927.
3. Tzanakakis, E. C., Skoulas, E., Pepelassi, E., Koidis, P., & Tzoutzas, I. G. (2021). The Use of Lasers in Dental Materials: A Review. Materials,14(12),3370.
4. Van Riet, T., Chin Jen Sem, K., Ho, J., Spijker, R., Kober, J., & de Lange, J. (2021). Robot technology in dentistry, part two of a systematic review: an overview of initiatives. Dental materials: official publication of the Academy of Dental Materials, 37(8), 1227–1236.
5. Grischke, J., Johannsmeier, L., Eich, L., Griga, L., & Haddadin, S. (2020). Dentronics: Towards robotics and artificial intelligence in dentistry. Dental materials: official publication of the Academy of Dental Materials,36(6),765–778.