Trabalho de projeto (Cirurgia Maxilo-Facial)

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02046701
Área Científica
Multidisciplinar
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos durante todo o anterior programa curricular do curso do Mestrado curto em Novas Tecnologias para a transição digital em Medicina Dentária. Adicionalmente, o aluno deve ser dotado de outras competências como: anatomia, histologia, fisiologia geral, embriologia, língua inglesa e tecnologias informáticas (tecnologias da comunicação e informação para aceder à web, aceder a correio eletrónico, usar um processador de texto e uma folha de cálculo).

Métodos de Ensino

O projeto é supervisionado por um orientador doutorado que pode ser acompanhado por um coorientador, interno ou externo à UC, em função da especificidade do tema. O trabalho de projeto deve constituir um trabalho de investigação original com impacto científico na área. Durante a realização do trabalho o aluno deve adquirir conhecimento aprofundado do tema e competências que lhe permitam entender o processo de investigação, incluindo a componente experimental e análise de dados, assim como a sua divulgação, através de artigos científicos em revistas com revisão por pares. 

Resultados de Aprendizagem

Aplicação dos conhecimentos teóricos à atividade de investigação clínica na área das novas tecnologias em Medicina Dentária.

Relacionar a atividade de investigação com a clínica de Medicina Dentária, na perspetiva da Investigação aplicada.

Estágio(s)

Não

Programa

A UC pressupõe o desenvolvimento, apresentação e defesa de um trabalho individual original que contemple um objetivo/justificação e/ou um desenvolvimento temático.  Os alunos devem desenvolver o projeto por forma a adquirir as seguintes competências: compreender as diversas etapas da pesquisa bibliográfica e elaboração dos respetivos protocolos; conhecer métodos para elaborar as questões de pesquisa; desenvolver de capacidades para refletir criticamente acerca do processo de investigação; desenvolver capacidades argumentativas e de julgamento autónomo; desenvolver capacidades de comunicação científica adequadas, de forma oral e escrita; relacionar a experiência adquirida no âmbito do desenvolvimento de trabalhos de investigação com a prática clínica; desenvolver competências interprofissionais, em contexto real, na área das Ciências da Saúde e afins; desenvolver capacidades de autoavaliação da atividade clínica desenvolvida. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Defesa do Trabalho Final: 100.0%

Bibliografia

  • Wang, G.T., Park, K. (2016). Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper. Wiley-Blackwell. ISBN: 978-1-118-96391-3
  • Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D. (2009). Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research. DOI:10.1002/9780470744116.
  • Azevedo, A.G., Azevedo, C.A.M. (2008). Metodologia científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Universidade Católica Editora. ISBN: 9789725402122.