Trabalho de projeto (Cirurgia Maxilo-Facial)
1
2023-2024
02046701
Multidisciplinar
Português
Inglês
B-learning
Semestral
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos adquiridos durante todo o anterior programa curricular do curso do Mestrado curto em Novas Tecnologias para a transição digital em Medicina Dentária. Adicionalmente, o aluno deve ser dotado de outras competências como: anatomia, histologia, fisiologia geral, embriologia, língua inglesa e tecnologias informáticas (tecnologias da comunicação e informação para aceder à web, aceder a correio eletrónico, usar um processador de texto e uma folha de cálculo).
Métodos de Ensino
O projeto é supervisionado por um orientador doutorado que pode ser acompanhado por um coorientador, interno ou externo à UC, em função da especificidade do tema. O trabalho de projeto deve constituir um trabalho de investigação original com impacto científico na área. Durante a realização do trabalho o aluno deve adquirir conhecimento aprofundado do tema e competências que lhe permitam entender o processo de investigação, incluindo a componente experimental e análise de dados, assim como a sua divulgação, através de artigos científicos em revistas com revisão por pares.
Resultados de Aprendizagem
Aplicação dos conhecimentos teóricos à atividade de investigação clínica na área das novas tecnologias em Medicina Dentária.
Relacionar a atividade de investigação com a clínica de Medicina Dentária, na perspetiva da Investigação aplicada.
Estágio(s)
NãoPrograma
A UC pressupõe o desenvolvimento, apresentação e defesa de um trabalho individual original que contemple um objetivo/justificação e/ou um desenvolvimento temático. Os alunos devem desenvolver o projeto por forma a adquirir as seguintes competências: compreender as diversas etapas da pesquisa bibliográfica e elaboração dos respetivos protocolos; conhecer métodos para elaborar as questões de pesquisa; desenvolver de capacidades para refletir criticamente acerca do processo de investigação; desenvolver capacidades argumentativas e de julgamento autónomo; desenvolver capacidades de comunicação científica adequadas, de forma oral e escrita; relacionar a experiência adquirida no âmbito do desenvolvimento de trabalhos de investigação com a prática clínica; desenvolver competências interprofissionais, em contexto real, na área das Ciências da Saúde e afins; desenvolver capacidades de autoavaliação da atividade clínica desenvolvida.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Defesa do Trabalho Final: 100.0%
Bibliografia
- Wang, G.T., Park, K. (2016). Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper. Wiley-Blackwell. ISBN: 978-1-118-96391-3
- Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D. (2009). Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research. DOI:10.1002/9780470744116.
- Azevedo, A.G., Azevedo, C.A.M. (2008). Metodologia científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Universidade Católica Editora. ISBN: 9789725402122.