Ciências de dados
1
2023-2024
02046689
Área Clínica
Português
B-learning
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
T: Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais contextualizados em problemas reais. Recorre-se ao método expositivo e dialético. Exploram-se ainda ferramentas digitais de ensino assíncrono como questionários, fóruns de discussão, vídeos e email.
P: Nas aulas práticas são introduzidos problemas práticos para resolução pelos alunos e são apresentadas ferramentas informáticas adequadas à resolução dos problemas. Recorre-se ainda ao ensino assíncrono baseado em resolução de exercícios, fóruns de discussão, tutoriais e email.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as diferentes naturezas dos dados e as suas implicações para a análise
Planear recolha de dados, a sua organização e o seu adequado armazenamento
Aplicar técnicas usuais de descrição de dados
Reconhecer as diferenças entre análise univariada e multivariada
Identificar situações adequadas à aplicação de aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço
Conhecer algumas formas avançadas de geração e integração de dados com a realidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Aquisição e organização de dados:
i. Dados não estruturados e estruturados (conteúdo on-line)
ii. Recolha de dados na era digital (conteúdo on-line)
iii. Sensores inteligentes, apps e a internet das coisas (conteúdo presencial)
iv. Dados em imagem: os casos da radiografia, do TAC e dos scanners orais (conteúdo presencial)
v. Organização, armazenamento e proteção de dados (conteúdo on-line)
2. Análise de dados
i. Descrição e visualização de dados: indicadores numéricos e gráficos (conteúdo on-line)
ii. Análise univariada e multivariada (conteúdo on-line)
iii. Métodos de inteligência artificial aplicada a dados: aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço (conteúdo presencial)
3. Geração e integração de dados
i. Simulação computacional (conteúdo presencial)
ii. Realidade aumentada (conteúdo presencial).
Docente(s) responsável(eis)
Francisco José Santiago Fernandes Amado Caramelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação contínua segundo os critérios e-log book: 50.0%
Bibliografia
- Knaflic, C. N. (2015). Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
- Emc Education Services (2015, Data Science and Big Data Analytics: Discovering, Analyzing, Visualizing and Presenting Data
- Christopher M. Bishop, Pattern Recognition and Machine Learning, Springer
- Bruce, P. C., & Bruce, A. (2017). Practical statistics for data scientists: 50 essential concepts.