Medicina Dentária baseada na evidência na era da transição digital

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02046678
Área Científica
Área Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aptidões e atitudes – Língua Inglesa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Proatividade, Profissionalismo, e Capacidade de relacionamento interpessoal.

Métodos de Ensino

T: Expositivo, dialético e interativo.

Resultados de Aprendizagem

Este curso pretende tornar-se uma oferta de referência no domínio da gestão da inovação num mundo cada vez mais digital; Melhorar as competências na pesquisa de informação científica de qualidade; Técnicas e estratégias de recuperação da informação; Melhoria da avaliação, divulgação e promoção da produção científica; Ética em investigação e publicação.

Um curso atrativo para a descoberta, publicação, avaliação, divulgação da informação científica.

Estágio(s)

Não

Programa

• Discovery:
o Ciência de dados na medicina baseada na evidência (conteúdo on-line);
o Bases de dados de evidência, acesso e uso (conteúdo presencial);
o Melhorar a eficácia na recuperação de informação - estratégias de pesquisa (conteúdo presencial);
o Overload de informação na era digital – filtros (conteúdo presencial);
o Avaliação da validade dos diferentes recursos de informação (conteúdo on-line);
o Novos recursos de informação (conteúdo presencial);
o Modelos preditivos e a criação de bancos de dados digitais (conteúdo presencial);
• Publicação:
o Repositórios abertos; arquivos digitais; open science tools e open data (conteúdo presencial);
o Integridade ética (conteúdo on-line);
• Assessment/Avaliação do output científico:
Métodos para avaliar a investigação e investigadores (open science) (conteúdo on-line);
• Outreach/divulgação:
o Perfis de investigadores e redes (conteúdo on-line);
o Plataformas de Social Media na educação e na divulgação da ciência (conteúdo presencial).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua segundo os critérios e-log book: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

  • Donato H, et al. Stages for undertaking a systematic review. Acta Med Port. 2019;32:227-35
  • Grant MJ, et al. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Info Libr J. 2009;26:91-108
  • Joda T, Bornstein MM, Jung RE, Ferrari M, Waltimo T, Zitzmann NU. Recent Trends and Future Direction of Dental Research in the Digital Era. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:1987. 
  • Joob B, Wiwanitkit V. Plagiarism, Self-Plagiarism, and Text Recycling: Ethical Problem in Academic Publication. Headache. 2019;59:107. 
  • Menezes RG, et al. Authorship: Few Myths and Misconceptions. Sci Eng Ethics. 2016;22:1843-7.
  • Misra DP, Ravindran V. Publication misconducts related to copyright: tread carefully to avoid falling. J R Coll Physicians Edinb. 202;50:3-5.
  • Siddaway AP, et al. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annu Rev Psychol. 2019;70:747-70.