Módulo 6 - Projeto de intervenção comunitária

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046596
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular envolve uma componente de ensino teórico de natureza coletiva (5h) dedicada aos pressupostos da metodologia de projeto, em que os estudantes serão estimulados à identificação de oportunidades de intervenção. Complementarmente, o trabalho de construção e desenvolvimento do projeto de intervenção desenvolve-se em formato de orientação tutorial por cada docente envolvido, de acordo com a sua área de intervenção. A avaliação é realizada por cada docente orientador, sobre o projeto de intervenção construído (validade, fundamentação, relevância contextual, congruência interna, exequibilidade e utilidade).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular está orientada para o desenvolvimento de projetos de intervenção, no âmbito da promoção da prática da atividade física e de exercício físico, em contextos inclusivos tendo por base o conceito de “green exercise”. Ao concluir a unidade curricular, o estudante deverá demonstrar ser capaz de: identificar oportunidades de intervenção comunitária; construir e organizar um projeto de intervenção comunitária com base num diagnóstico do contexto, orientado.

Estágio(s)

Não

Programa

Projetos de desenvolvimento local e democracia participativa. Projetos de intervenção comunitária orientados para a melhoria da saúde e do bem-estar das populações. O enquadramento do projeto de intervenção comunitária. Identificação do problema e diagnóstico (levantamento de recursos existentes e oferta de dispositivos; identificação de necessidades e de oportunidades de intervenção). Definição de objetivos de intervenção. Estratégia do projeto. Planeamento da intervenção. Orçamento e financiamento. Implementação e avaliação do projeto.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é realizada por cada docente orientador, sobre o projeto de intervenção construído (validade, fundamentação, relevância contextual, congruência interna, exequibilidade e utilidade: 100.0%

Bibliografia

- Anokye N, Mansfield L, Kay T, et al. (2018). The effectiveness and cost-effectiveness of a complex community sport intervention to increase physical activity: an interrupted time series design. BMJ Open 2018;8:e024132. doi: 10.1136/bmjopen-2018-024132
- Guerra, I. C. (2006). Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção: o planeamento em Ciências Sociais. São João do Estoril: Principia. - Matos, M. (2009). Da Intervenção Comunitária à Mediação Comunitária. Educação, Sociedade & Culturas 29: 175-189. - Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: uma perspectiva psicológica. Porto: Livpsic/Legis Editora. - Palència, L., León-Gómez, B. B., Bartoll, X., Carrere, J., Díez, E., Font-Ribera, L., Gómez, A., et al. (2020). Study Protocol for the Evaluation of the Health Effects of Superblocks in Barcelona: The “Salut Als Carrers” Project. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(8), 2956. MDPI AG. Retrieved from http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17082956