Módulo 4 - Dinâmicas de intervenção local numa perspetiva inclusiva

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046568
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino agrega aulas expositivas e aulas de cariz interativo, valorizando o debate em contexto de sala de aula e a discussão em torno de projetos de intervenção local, onde os estudantes serão estimulados a participar em atividade de resolução de problemas, promovendo o estudo autónomo.
Avaliação: Planificação de um programa de atividade física/ evento desportivo de intervenção local numa perspetiva inclusiva: 100%

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver nos estudantes a capacidade de intervir em contextos comunitários onde se enquadram crianças, jovens, adultos, idosos e famílias de territórios de baixa densidade, e pessoas em risco de exclusão social, no âmbito da atividade física e desportiva e desenvolvimento local numa perspetiva inclusiva. Ao concluir a unidade curricular o estudante deverá:
1. Desenvolver competências de dinamização de atividades físicas e desportivas com crianças, jovens, adultos e idosos numa perspetiva inclusiva e multicultural, compreendendo as características e as condições individuais e contextuais das populações;
2. Conceber, aplicar, avaliar e gerir dinâmicas de intervenção local, no âmbito das atividades físicas e desportivas, formais ou não formais, de acordo com as necessidades das pessoas, das comunidades e dos contextos em que interagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Desenvolvimento local e intervenção comunitária: finalidades, definição dos conceitos-chave, fundamentos teóricos e metodológicos;
2. As comunidades como centros potenciadores de transformações pessoais e sociais, promotoras de inclusão e de desenvolvimento integrado e sustentável;
3. Caraterísticas diferenciadoras dos projetos de desenvolvimento local e comunitário inclusivos, envolvendo crianças, adultos e idosos e pessoas em risco de exclusão social;
4. Estratégias de intervenção local em programas comunitários de atividade física e desportiva ao longo da vida, em pessoas com desenvolvimento neurotípico e neuroatípico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Planificação de um programa de atividade física/ evento desportivo de intervenção local numa perspetiva inclusiva: 100.0%

Bibliografia

Hendersen, P. e Vercseg, I., (2010). Community Development and Civil Society. University of Bristol: Policy Press.