Módulo 4 - Dinâmicas de intervenção local numa perspetiva inclusiva
1
2022-2023
02046568
Ciências do Desporto
Português
B-learning
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino agrega aulas expositivas e aulas de cariz interativo, valorizando o debate em contexto de sala de aula e a discussão em torno de projetos de intervenção local, onde os estudantes serão estimulados a participar em atividade de resolução de problemas, promovendo o estudo autónomo.
Avaliação: Planificação de um programa de atividade física/ evento desportivo de intervenção local numa perspetiva inclusiva: 100%
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver nos estudantes a capacidade de intervir em contextos comunitários onde se enquadram crianças, jovens, adultos, idosos e famílias de territórios de baixa densidade, e pessoas em risco de exclusão social, no âmbito da atividade física e desportiva e desenvolvimento local numa perspetiva inclusiva. Ao concluir a unidade curricular o estudante deverá:
1. Desenvolver competências de dinamização de atividades físicas e desportivas com crianças, jovens, adultos e idosos numa perspetiva inclusiva e multicultural, compreendendo as características e as condições individuais e contextuais das populações;
2. Conceber, aplicar, avaliar e gerir dinâmicas de intervenção local, no âmbito das atividades físicas e desportivas, formais ou não formais, de acordo com as necessidades das pessoas, das comunidades e dos contextos em que interagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Desenvolvimento local e intervenção comunitária: finalidades, definição dos conceitos-chave, fundamentos teóricos e metodológicos;
2. As comunidades como centros potenciadores de transformações pessoais e sociais, promotoras de inclusão e de desenvolvimento integrado e sustentável;
3. Caraterísticas diferenciadoras dos projetos de desenvolvimento local e comunitário inclusivos, envolvendo crianças, adultos e idosos e pessoas em risco de exclusão social;
4. Estratégias de intervenção local em programas comunitários de atividade física e desportiva ao longo da vida, em pessoas com desenvolvimento neurotípico e neuroatípico.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Planificação de um programa de atividade física/ evento desportivo de intervenção local numa perspetiva inclusiva: 100.0%
Bibliografia
Hendersen, P. e Vercseg, I., (2010). Community Development and Civil Society. University of Bristol: Policy Press.