Acesso ao mercado

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046521
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos do módulo "introdução à avaliação das tecnologias em saúde".

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de exemplos práticos e da resolução de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

O paradigma do acesso ao mercado alterou-se, passando da atribuição de uma autorização de introdução no mercado para a existência de financiamento por terceiras entidades pagadoras. Este processo implica o conhecimento dos modelos e dos processos de financiamento e de acesso ao financiamento das tecnologias de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à regulação e regulamentação farmacêutica. O sistema regulador europeu e nacional.
Enquadramento da avaliação de tecnologias de saúde no contexto regulador farmacêutico.
A obrigação constitucional de garantir do acesso às tecnologias de saúde, pelos cidadãos. Diferença entre autorização de introdução no mercado e acesso ao mercado. Financiamento dependente da avaliação prévia em sede de avaliação de tecnologias de saúde. Os sistemas de financiamento, comparticipação e reembolso de tecnologias de saúde. O acesso ao mercado e o estatuto legal dos medicamentos, quanto à cedência ao público.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Panteli D, Eckhardt H, Nolting A, Busse R, Kulig M. From market access to patient access: overview of evidence-based approaches for the reimbursement and pricing of pharmaceuticals in 36 European countries. Health Res Policy Syst. 2015 Sep 25;13:39. doi: 10.1186/s12961-015-0028-5.
Ducournau P, Irl C, Tatt I, McCarvil M, Gyldmark M. Timely, consistent, transparent assessment of market access evidence: implementing tools based on the HTA Core Model® in a pharmaceutical company. Int J Technol Assess Health Care. 2019 Jan;35(1):10-16.