O sentido da recomendação técnica e a decisão política

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046491
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de discussão de estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

Perceber a extensão em que a decisão política segue, ou não, a recomendação técnica resultante do processo de avaliação de tecnologias de saúde. Perceber o ambiente político e as forças de influencia moduladoras dos processos de tomada de decisão.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise da natureza e do papel dos diversos principais "stakeholders" em saúde. Zonas de interesses e de defesa de interesses e grupos de pressão. A interação entre os corpos de peritos avaliadores, a administração da agência reguladora e entre esta e a tutela política. A interação entre a tutela política e os produtores de tecnologias de saúde.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Kristensen FB, Husereau D, Huić M, Drummond M, Berger ML, Bond K, et al. Identifying the need for good practices inhealth technology assessment: summary of the ISPOR HTA council working group report on good practices in HTA.Value Health J Int Soc Pharmacoecon Outcomes Res. 2019;22(1):13–20. doi: 10.1016/j.jval.2018.08.010
Polak TB, Cucchi DGJ, van Rosmalen J, Uyl-de Groot CA. Real-world data from expanded access programmes inhealth technology assessments: a review of NICE technology appraisals. BMJ Open. 2022 Jan 6;12(1):e052186.