Avaliação económica de medicamentos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046437
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de matemática.

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de exemplos práticos e da resolução de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Perceber a natureza e as especificidades do mercado da saúde como mercado imperfeito. Perceber a racionalidade da condução de avaliações económicas de medicamentos, enquanto forma de quantificar a magnitude da vantagem terapêutica documentada. Perceber as técnicas de análise utilizadas e o seu enquadramento microeconómico. Perceber a conceptualização de um estudo de avaliação económica e a necessidade de modelização para análise de incerteza. Interpretar os resultados de um estudo de avaliação económica de medicamentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Microeconomia. Oferta, procura, equilíbrios de mercado. Imperfeições de mercado. A saúde como mercado imperfeito. Objetivo da avaliação económica de medicamentos. Técnicas de análisa (minização de custos, custo benefício, custo efetividade e custo utilidade). Identificação e valorização de custos. Medidas de resultado (efetividade e anos de vida ajustados pela qualidade). Rácios incrementais custo-efetivade e opções alternativas dominantes. Modelização para a incerteza. Cadeias de Markov e outros modelos decisionais.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Drummond, MF; Sculpher, MJ; Claxton, K; Stoddart, GL; Torrance, GW. Methods for the Economic Evaluation of HealthCare Programmes. Oxford University Press. 2015.
EUnetHTA. Methods for health economic evaluations - A guideline based on current practices in Europe. 2015.