Métodos de síntese de evidência – revisão sistemática e meta-análise

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046426
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de exemplos práticos e da resolução de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Organizar a informação epidemiológica,clíncia e farmacoterapêutica de acordo com a robustez da natureza da prova(evidência científica) para suportar a demonstração da existência de valor terapêutico acrescentado da tecnologia aavaliar versus comparador(es).

Estágio(s)

Não

Programa

Métodos qualitativos e quantitativos de síntese da melhor evidência científica disponível. Pesquisa da literatura. Revisão sistemática. Meta-análise convencional. Comparações diretas e comparações indiretas. Meta análise em rede. Métricas objetivas de avaliação da relação benefício/risco. Normas de orientação para conduzir e para reportar síntese de evidência científica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook forSystematic Reviews of Interventions version 6.2 (updated February 2021). Cochrane, 2021. Available fromwww.training.cochrane.org/handbook.
Berlin, J.A., Crowe, B.J., Xia, H.A. and Evans, S.J. (2019). The Use of Metaanalysis in Pharmacoepidemiology. InPharmacoepidemiology (eds B.L. Strom, S.E. Kimmel and S. Hennessy).
Dias S, Ades AE, Welton NJ, et al. Network metaanalysis for decision making: Wiley, 2018.
Mendes D, Alves C, Batel-Marques F. Number needed to treat (NNT) in clinical literature: an appraisal. BMC Med. 2017Jun 1;15(1):112. doi: 10.1186/s12916-017-0875-8.