Farmacoepidemiologia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046409
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de discussão de estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

Os formandos deverão adquirir capacitações e competências capazes de perceber e utilizar: a) Medidas em farmacoepidemiologia (frequência, associação, exatidão e efeito). b) Medidas de risco. c) Estudos geradores de hipótese e estudos de confirmação de hipótese. d) Delineamento de estudos analíticos. e) Robustez da prova de evidência científica em função do delineamento dos estudos. f) Métodos de avaliação da qualidade metodológica dos estudos. g) Níveis de recomendação em função da hierarquização da robustez da evidência gerada. h) Interpretação e aplicação dos resultados dos estudos.

Estágio(s)

Não

Programa

Medidas de risco: risco relativo, risco absoluto, razão de probabilidades, razão de riscos. Especificidade, sensibilidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo . Estudos experimentais tipologia e delineamento. Estudos observacionais sem e com sequência temporal. Metodologias de coorte, de caso e controle, caso-coorte e estudos anichados. Análise de sobrevivência.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Strom, BL; Kimmel, SE; Hennessy, S. Pharmacoepidemiology. 6th Edition. John Wiley and Sons Ltd. 2019.
Montastruc JL, Benevent J, Montastruc F, Bagheri H, Despas F, Lapeyre-Mestre M, Sommet A. What ispharmacoepidemiology? Definition, methods, interest and clinical applications. Therapie. 2019 Apr;74(2):169-174.
Sommet A, Pariente A. Methods in pharmacoepidemiology. Therapie. 2019 Apr;74(2):187-197.