Introdução à avaliação de tecnologias de saúde

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046384
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição teórica presencial acompanhada de exemplos práticos e da resolução de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os diferentes modelos de organização de sistemas e serviços de saúde (beveridge, bismark, mistos eprivados). Compreender a origem e os princípios da avaliação de tecnologias de saúde. Perceber as diversas fases da avaliação das tecnologias de saúde. Conhecer o sistema nacional de avaliação de tecnologias de saúde (SiNATS).Conhecer a organização e funcionamento da avaliação das tecnologias de saúde na EU e a rede europeia de avaliação de tecnologias de saúde (EUnetHTA).

Estágio(s)

Não

Programa

Organização dos sistemas de saúde. Oferta pública, privada e social. Complementaridade e concorrência entresectores . Serviços públicos de saúde com financiamento público e cobertura universal. Modelos organizacionais definanciamento e de prestação de serviços de saúde.
A avaliação de tecnologias de saúde: origem, organização e bases técnico-científicas do seu funcionamento. Fases dos processos de avaliação: identificação e hierarquização de necessidades em saúde, fundamentação para realizar escolhas e opções entre alternativas disponíveis, métodos de identificação e seleção de evidência, análise e avaliação da evidência. Transparência e auditoria. Sequência de avaliação: valor terapêutico e valor terapêutico acrescentado, avaliação económica e impacto orçamental. Agências de referência (britânica, escocesa e francesa). A rede europeia de avaliação de tecnologias de saúde: organização, funcionamento e harmonização metodológica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Goodman CS. HTA 101: Introduction to Health Technology Assessment. Bethesda, MD: National Library of Medicine(US); 2014.
Martins, J; Rodrigues, J; Antunes, M; Ferrador, F; Ramos, I; Ramos, R; Santos, C; Caldeira, S; Castro, J; Arriegas, M; Dias Almeida, P; Mota-Filipe, H; Castro Alves, E (INFARMED, I.P.). Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde para Portugal (SiNATS) – Criar o futuro. INFARMED, I.P; 2014.