Métodos: Decidir o que construir

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046362
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação, Bases de Dados, Inglês.

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem envolve a aplicação concreta das abordagens e a sua apresentação à turma, mais do que ouvir exposições teóricas. Assim, esta UC inclui aulas teóricas de exposição de conceitos, em paralelo com exemplos práticos com a intenção de ampliar o interesse dos alunos nos conceitos teóricos e exemplificar a sua aplicação em situações reais.

A disciplina está organizada em torno do projeto de Studio através da entrega faseada de (sete) artefactos de aplicação de cada uma das técnicas ao projeto, os quais são apresentados, discutidos e dado feedback, quer por escrito, quer em sala de aula.

A avaliação inclui os seguintes componentes:

    • (seis) artefactos intermédios, perfazendo 75%.

    • Documento de requisitos final consolidado: 25%.

Participação nas discussões em aula: mais ou menos 10% da classificação global.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento efetivo de software exige o domínio de diversos métodos para transpor o fosso entre o problema concreto a ser resolvido e um sistema informático funcional. Nesta unidade curricular os alunos estudam e aplicam várias técnicas para compreender e descrever o problema que estão a tentar resolver, os diversos fatores que condicionam as soluções possíveis e as diversas abordagens para escolher as melhores alternativas.

Após a frequência desta unidade curricular os estudantes estarão em condições de:

- Identificar diferentes tipos de problemas e as respetivas estruturas;

- Analisar as condicionantes de natureza técnica, organizacional, de usabilidade e de mercado que influenciam a solução a adotar;

- Aplicar uma genuína abordagem de engenharia para solucionar o problema.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Engenharia de Requisitos;

2.Design Contextual;

3.Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);

4.Modelação orientada aos objetivos.

5.Considerações de Usabilidade;

6.Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;

7.Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Alberto da Costa Zenha Rela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

1.BRO95 The Mythical Man-Month, Fred Brooks, ISBN 0201835959,336 pp.,Addison-Wesley Professional;2ª ed.1995

2.BEY98 Hugh Beyer and Karen Holtzblat:Contextual Design:Defining Customer-Centered Systems. Morgan Kaufman,1998

Embora estes autores tenham escrito monograf posteriores sobre o mesmo tema, cont a preferir a versão original. A obra ' Rapid Contextual Design ' foca-se quase excl na aplicação das técnicas, enquanto o ' Contextual Design: evolved ' centra-se quase exclusiva em aplicações móveis e multiplataforma. Assim, consoante a natureza do proj poderemos recomend que os alunos consultem estas obras que consideramos apenas de leitura recomend

3.ArMi01 Frank Armour and Granville Miller:Advanced Use Case Modeling:Software Systems.Addison-Wesley,2001

Este é um clássico na utiliz avançada de casos de uso, com uma qualidade muito acima da média.Para além da utilização de casos de uso per se , esta monografia associa de forma ex a utilização da técnica aos processos de eng de software

4.KAOS07 A KAOS Tutorial ,Axel van Lamsweerde, Respect-IT, 46 pp.200

Uma excelente síntese dos aspetos mais relevantes de uma metodologia de requisitos centrada nos obj, usando um caso de estudo como guia. Uma obra de acesso aberto e muito mais acessível que a monografia de referência desta técnica

5.NIE93 Usability Engineering ,Jakob Nielsen,ISBN 0125184069, 362 pp.,Morgan Kaufmann, 1993

O clássico sobre engenharia de usabilidade, com as dez heurísticas que permitem de forma sistemática identificar os principais problemas de usabilidade de qualquer artefacto humano, digital ou não

6.NOR13 The Design of Everyday Things, 2ed.Donald Norman,ISBN 0262525674,368 pp., MIT Press,2013

A monografia de base para os aspetos de usabilidade, interação e interfaces. Este também é um clássico na área, cujos exemplares estavam muito desatualizados.  Felizmente o autor reviu esta monografia incontornável.

 

7.SHA90 Mary Shaw, Prospects for an Engineering Discipline of Software, IEEE Software, Vol.7, Issue: 6, Nov. 1990, pp.15-24

Um texto que todos os profissionais de software deveriam ler. Do software enquanto atividade de engenharia.