Estágio [PE]

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046338
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
54.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Inclui a exposição dos conteúdos programáticos por parte da docente através de meios audiovisuais diversificados e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.

O estágio consiste na organização e dinamização de eventos e sessões desportivas e de atividade física para participantes com necessidades específicas, com frequência semanal e supervisionado pelo tutor da entidade de acolhimento. A avaliação realiza-se a partir do trabalho de investigação e do trabalho de campo. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende promover o conhecimento científico e os skills de intervenção no âmbito da organização, implementação e monitorização de programas de exercício físico e de desporto adaptado, através de oportunidades de prática in loco, em instituições que oferecem serviços especializados no âmbito das populações especiais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico dos participantes.

 

Após completar a unidade curricular o estudante deve:

- Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridos ao longo da sua formação académica, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas decorrentes da prática em contexto real de trabalho

- Conhecer e aplicar as linhas orientadoras que presidem ao desenvolvimento de programas de exercício físico em populações especiais,

- Desenvolver competências de planeamento e de intervenção no âmbito da organização de sessões de atividades física e desportiva em função das características específicas de cada grupo. 

Estágio(s)

Sim

Programa

- A avaliação inicial no planeamento de programas de exercício físico em grupos especiais

- Metodologia e planeamento de programas de exercício físico e de atividade física regular para grupos especiais

- Orientações didáticas e critérios de adaptação na organização e dinamização de atividades físicas e desportivas adaptadas ao perfil dos participantes

- Organização de eventos desportivos

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

ACSM (2018). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 10th Ed., Wolters Kluver.

Handicap International (2007) Sport and Fun for All. http://unescoittralee.com/repository/articles/ .

Horvat, M., Kelly, L., Block, M. & Croce, R. (2019). Developmental and adapted physical activity assessment. 2nd Ed. Human Kinetics.

IPDJ (2016). Manual do Curso de Treinadores – O Desporto para Pessoas com Deficiência. Grau I e II. IPDJ http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauII/GrauII_10_DespDeficiencia.pdf   IPDJ. http://www.asksource.info/pdf/39355_Manualprofadaptedphysact_2011.pdf

NCSS & SDSC (2015). Let’s Play Together! A fun and simple guide to conduct inclusive games for all. http://unescoittralee.com/repository/articles/

Winnick, J.P. & Poretta, D. L. (2017). Adapted Physical Education and Sport. 6th Ed. Human Kinetics.

Winnick, J.P. & Short, F. X. (2014). The Brockport Physical Fitness Test Manual. 2nd Ed. Human Kinetics.