Dissertação [PE]

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046327
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
54.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter o projeto de dissertação aprovado pelo Conselho Científico (CC) da FCDEF-UC

Métodos de Ensino

Método de ensino é baseado numa aprendizagem interativa consubstanciada numa orientação tutorial assegurada pelo orientador da dissertação, a qual inclui as seguintes metodologias:

[1]Leitura de artigos

[2]Aprendizagem ativa a partir de recursos bibliográficos

[3]Frequência de seminários e congressos

[4]Desenvolvimento de competências de escrita em linguagem científica

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Dissertação será realizada através do desenvolvimento de um projeto de dissertação, com ou sem componente experimental, abordando uma temática previamente definida pelo estudante, segundo as diretrizes do seu orientador científico e devidamente submetido e aprovado pelo Conselho Científico da Faculdade. Durante a abordagem da temática em análise o estudante deverá:

[1] Demonstrar pensamento crítico;

[2] Dominar um leque diversificado de opções de natureza metodológica adequadas ao estudo do tema em análise;

[3] Demonstrar capacidade crítica e de discussão do tópico escolhido em função de novas linhas de pesquisa;

[4] Demonstrar capacidade de interpretar e discutir resultados;

[5] Transferir o conhecimento produzido para um campo de aplicação prático, no âmbito das NEE.

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de um trabalho de investigação no âmbito das Necessidades Especiais

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dissertação: 100.0%

Bibliografia

Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.

Creswell, J.W. (2012). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. London: Sage Publications.

Delanty, G. (2000). Social Science: Beyond Constructivism and Realism. Buckingham: Open University Press.

Denzin, N.K.; & Lincoln, Y.S. (2011). Handbook of Qualitative Research

Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.  

Kvale, S. (1996). InterViews: An introduction to Qualitative Research Interviewing. London: Sage Publications.

Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2015). Research Methods in Physical Activity (7th Ed.). Champaign, Illinois. Human Kinetics.