Tecnologias de Promoção do Exercício Físico em Populações Especiais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02046316
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Serão privilegiadas as aulas teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa, experimentação e descoberta orientada. Ao longo das aulas será proporcionado o contacto com diversas tecnologias que os estudantes deverão explorar de forma individual e em grupo. A participação dos estudantes é estimulada em tarefas de pesquisa e resolução de problemas simulados, de acordo com a especificidade das populações com que poderão vir a trabalhar no futuro. A avaliação inclui a resolução de problemas e o trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de manipulação/utilização de diversas tecnologias de apoio à prática de atividade física e desportiva por parte da pessoa portadora de deficiência. Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos sólidos no âmbito das tecnologias de informação e comunicação promovendo a sua eficiente utilização na perspetiva da prevenção de doença, melhoria da saúde e apoio ao rendimento desportivo.

Ao concluir a aprendizagem os estudantes deverão ser capazes de: manusear software que facilite o uso dos meios informáticos, adaptando-o às necessidades específicas dos indivíduos com limitações de natureza física e/ou cognitiva, promovendo o acesso facilitado à informação e à comunicação; compreender a dinâmica evolutiva das novas tecnologias nesta área especifica; reconhecer os prós/contras da sua utilização; identificar a solução tecnológica adequada de acordo com as especificidades próprias das populações.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Introdução às tecnologias de apoio à comunicação.

[2] Potencialidades e constragimentos associados à utilização das tecnologias de apoio.

[3] Introdução à comunicação aumentativa e alternativa.

[4] Utilização de sistemas gráficos, software e hardware de comunicação.

[5] Modelos em tecnologias de apoio.

[6] Tecnologias de apoio à prática de atividade física em pessoas com deficiência.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Bersch, R. (2008). Introdução à tecnologia assitiva. Porto alegre - RS.

Dyer, B. (2015). The controversy of sports technology: a systematic review. Springerplus, 4, 12.

Godinho, F., Santos, C, Coutinho, A, Trigueiros, P. (2004). Tecnologias de informação sem barreiras no local de trabalho. Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Hourcade, J.J., Parette Jr., H.P., Boeckmann, N. & Blum, C. (2010). Handy Manny and the Emergent Literacy Technology Toolkit. Early Childhood Educ. J, 37: 483-491.

Matsuwaka, S. T., & Latzka, E. W. (2019). Summer Adaptive Sports Technology, Equipment, and Injuries. Sports Medicine and Arthroscopy Review, 27(2), 48-55.

Zambudio, R. (2009). Prótesis, Ortésis y ayudas técnicas. Barcelona: Masson Elsevier