Técnicas de Avaliação do Exercício Físico em Populações Especiais
1
2023-2024
02046305
Necessidades Educativas Especiais – Atividade Física adaptada
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Sessões teóricas e TP de ensino de natureza coletiva tendo por base os grupos especiais Para uma melhor integração da matéria, em cada temática dos conteúdos programáticos, os estudantes serão submetidos a uma avaliação formativa continua do processo ensino e aprendizagem através da resolução de problemas, (avaliada em 50%) e a uma prática refletida dos conteúdos propostos com a produção de um trabalho de síntese, que poderá ser suportada na avaliação diagnóstica e formativa de um sujeito com necessidades especiais ao longo de um período de treino (avaliada em 50%).
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular visa promover o conhecimento e desenvolver skills de avaliação nas dimensões morfológica, funcional e físico-motora, visando o controlo do exercício/treino e a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas com deficiências. Ao concluir a unidade estudante deverá demonstrar:
- Conhecer as principais técnicas de avaliação e monitorização da condição física, importantes para a prescrição do exercício e controlo do treino em populações especiais;
- Dominar a aplicação de protocolos adaptados de avaliação morfológica e da condição física, em contextos laboratoriais e de terreno, específicos por area de deficiência;
- Competências evidentes de recolha, análise e interpretação dos resultados dos diferentes protocolos e da sua utilização correta na formulação ou reformulação de programas de prescrição de exercício/treino, por tipo de deficiência.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Técnicas de avaliação da morfologia e composição corporal em grupos especiais (GE): Medidas de estatura e pregas de gordura subcutânea, Bioimpedância e Pletismografia BodPod;
2. Técnicas de avaliação da aptidão físico-motora, no terreno, em GE: Bateria Brockport Physical Fitness Test (resistência aeróbia, velocidade, força, agilidade, coordenação, flexibilidade), e outros testes de terreno específicos de predição do VO2 max em maratonistas e basquetebolistas em CRodas;
3. Técnicas de avaliação laboratorial da aptidão físico-motora e atividade física (AF) em GE:Adaptações aos protocolos de monitorização da frequência cardíaca (FC) e variabilidade da FC em GE; Adaptação de protocolos de avaliação da AF com acelerometria em GE; Adaptações aos protocolos de avaliação do VO2 max em tapete rolante, do teste de Balke, do Wingate e do Chester Test em GE. Adaptação dos protocolos de avaliação da força muscular em dinamómetro isocinético e do equilíbrio estático e dinâmico em GE.
Docente(s) responsável(eis)
Vasco Parreiral Simões Vaz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
ACSM's (2016) ACSM's Exerrcise Management for Persons With Chronic Diseases and Disabilities. Human Kinetics.
ACSM`s (2021). ACSM ́s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Edition). Gary Liguori, Ph.D., FACSM | Jan 12, 2021
Balic, M. G., Mateos, E.C., Blasco, C.G., & Fernhall, B. (2000). Physical fitness levels of physically active and sedentary adults with Down syndrome. Adapted Physical Activity Quarterly, 17: 310-321.
Stapasson, A., Harnisch, G. and Kishimoto, S. (2017). Protocolos de avaliação da coordenação motora para pessoas com deficiência intelectual. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 3, p. 272-292, jul./set. 2017. ISSN: 1980-9030.
Tejero, J. P., López, J. C., Ruiz, M. R., & Molinevo, J. S. (2018). Field test validation for wheelchair basketball players’ aerobic capacity assessment. European Journal of Human Movement, 40, 136-148.
Winnick, J. & Porretta, D. (2016). Adapted Physical Education and Sport, Human Kinetics.